As Marvels: 15 easter-eggs que você pode não ter notado no filme

Capa da Publicação

As Marvels: 15 easter-eggs que você pode não ter notado no filme

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Sendo a culminação dos eventos de Capitã Marvel, Ms. Marvel e Wandavision, As Marvels chegou aos cinemas pavimentando o futuro do estúdio. Entre uma vilã meia boca, mais detalhes sobre o bracelete de Kamala Khan e um rasgo na realidade, a produção foi mergulhada em referências sobre os quadrinhos da Marvel.

Nessa lista, separamos tudo o que você pode não ter notado no novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Esquecemos de algo? Deixe nos comentários.

Imagem de capa do item

A Inteligência Suprema dos Kree

Em As Marvels, descobrimos o que aconteceu com o Império Kree após o retorno de Carol Danvers ao planeta Hala. Disposta a se vingar das mentiras contadas pela Inteligência Suprema, a heroína invade a fortaleza Kree. Na cena, temos uma rápida visão do que parece ser uma “cabeça gigante” em uma sala, a Inteligência Suprema, que usa como referência o visual dos quadrinhos.

Após o evento, Capitã Marvel passou a ser conhecida como A Aniquiladora pelos Kree. O nome não é aleatório para a Marvel.

Com os eventos de Aniquilação e o desmantelamento dos Guardiões da Galáxia nos quadrinhos, um novo grupo sob o nome de Aniquiladores tomou o lugar de vigilante do Universo. Além de Bill Raio Beta, a equipe ainda tinha Nova, Quasar, Ronan, o Acusador e outros heróis cósmicos.

Imagem de capa do item

"Onde está o outro?"

Quando Dar-Been encontra o seu bracelete, a vilã diz que o artefato forma um par e, então, questiona onde está o outro. Essa não é a primeira vez que essa pergunta é feita. Em Ms. Marvel, quando Aisha e os ClanDestinos encontram o objeto, eles dizem o mesmo.

Além disso, As Marvels oferece respostas para algumas das perguntas levantadas na série da Kamala, como a origem dos braceletes. Conhecidos como Quantum Bands, ou Braceletes Quânticos, nos quadrinhos são sempre usados por heróis que adotam o nome de Quasar e possuem poderes de criação de construtos de energia.

Imagem de capa do item

Cosmi-Rod

Para conseguir canalizar o poder de seu bracelete, Dar-Been utiliza uma arma que já foi vista anteriormente no Universo Cinematográfico da Marvel, a Arma Universal. O “martelo” recebeu um novo apelido dado por Kamala Khan, Cosmi-Rod. Para os leitores dos quadrinhos, essa palavra não é desconhecida, sendo um dos nomes dado ao martelo de Ronan, o Acusador.

Imagem de capa do item

Tortura Skrull

Tentando acessar suas memórias perdidas, Carol Danvers utiliza uma tecnologia uma tecnologia de tortura Skrull. Tanto em Capitã Marvel quanto em Invasão Secreta, vemos o dispositivo de captura de memória ser utilizado em Carol Danvers e humanos sequestrados pelos Skrull.

Imagem de capa do item

"Você mandou o Nick Fury pra caixa de mensagem?"

No primeiro contato entre Nick Fury e Carol Danvers, a heroína decide colocar o diretor da S.W.O.R.D. na caixa de mensagens. A cena pode passar batida para uns, mas Peter Parker fez o mesmo em Homem-Aranha: Longe de Casa. No filme, Happy fica indignado com a situação e pergunta: "Você mandou o Nick Fury pra caixa de mensagem?" De acordo com ele, não se deixa o Fury esperando.

Imagem de capa do item

S.A.B.E.R. e S.W.O.R.D.

S.A.B.E.R. pode não estar relacionada aos quadrinhos, mas é interessante notar como o conceito da S.W.O.R.D. está diretamente ligada à ela. Nos quadrinhos, a S.W.O.R.D. é a contraparte espacial da S.H.I.E.L.D., lidando com ameaças extraterrestres à segurança mundial.

Com a queda da S.H.I.E.L.D. no MCU, a S.A.B.E.R. parece se tornar essa “versão espacial” da S.W.O.R.D., uma vez que a estação parece ser a perita em situações extraterrestres.

Imagem de capa do item

Elevador espacial

Essa não foi a primeira vez que vimos o “elevador espacial” da S.A.B.E.R. Em Invasão Secreta, vemos Fury retornando ao espaço em um desses elevadores.

Imagem de capa do item

"Black girl magic!"

Após uma decisão precipitada de Carol Danvers, Monica Rambeau precisa salvar Kamala Khan. Momentos antes, Fury insiste que a astronauta precisa voar e, para encorajar a heroína, diz: "Black girl magic!" A frase é uma referência ao termo “Garota Negra Mágica”, utilizado para celebrar a existência de mulheres negras.

Não me fale para sorrir!

A cena de treino entre Carol, Monica e Kamala tem a participação musical dos Beastie Boys. A música Intergalatic se amarra ao filme desde seu título até sua letra. Em seu refrão, por exemplo, é dito "Don't tell me to smile" (Não me fale para sorrir! em português). A frase é uma clara referência a como Brie Larson, a Carol Danvers, foi criticada no primeiro filme da Capitã Marvel por não “sorrir o suficiente”.

Imagem de capa do item

Os nomes de Monica Rambeau

Kamala Khan insiste que Monica Rambeau precisa ter um nome de heroína. Entre suas sugestões, a garota fala em Spectrum e Fóton, dois nomes já utilizados pela personagem nos quadrinhos. Kamala ainda referencia O Mágico de Oz ao falar no codinome Professora Marvel.

Imagem de capa do item

Lila Cheney e o casamento arranjado

Para impedir uma nova catástrofe, o trio segue para Aladna, planeta onde Carol Danvers é casada com o príncipe Yan, vivido por Park Seo-joon. Nos quadrinhos, algo parecido já aconteceu com a personagem. Em uma de suas histórias, a mutante Lila Cheney foi teletransportada para a nave de Carol Danvers. Foi então que Lila explicou que estava para se casar com alguém que não amava.

As duas, junto de Tic, uma das amigas de Carol, se teletransportaram para Aladna, para conhecer a família real e entender o que estava acontecendo com Lila. Entre lutas e tramas paralelas, Carol ficou entre as possíveis pretendentes do príncipe Yan, porém foi Tic a escolhida para casar com ele.

Imagem de capa do item

Novos uniformes

Os novos uniformes de Kamala Khan e Monica Rambeau trazem algumas referências interessantes. Kamala, por exemplo, está com uma variação da roupa apresentada em A Magnífica Miss Marvel. Após viajar para o espaço, a garota recebe um visual com tons metálicos, assim como um lenço com pontas afiadas, duas características da nova roupa presente em As Marvels.

Já Monica ganhou um macacão branco com panos presos em seus braços. O visual em tela pode parecer ridículo, mas é uma referência ao uniforme da heroína presente em sua primeira história como a Capitã Marvel, O Espetacular Homem-Aranha Anual #16 de 1964.

Imagem de capa do item

Goose

O flerken da Capitã Marvel, Goose, não é uma novidade para os fãs do MCU, mas o “gato” enfrentou uma situação no filme que já foi abordada nos quadrinhos: a maternidade.

Em determinado momento, a contraparte de Goose dos quadrinhos, Chewie, colocou cerca de 117 ovos de flerkens na nave da heroína, o que se tornou tanto um problema quanto a solução para uma ameaça que enfrentava na época.

"Você acha que é o único super-herói no mundo?"

Ao final do filme, Kamala Khan diz para Carol Danvers que tem uma ideia para os seus próximos passos; é então que temos o retorno de Hailee Steinfeld como Kate Bishop, a Gaviã Arqueira. Na cena, a Ms. Marvel se esconde no escuro e pergunta para Kate se ela achava ser a “única jovem super-heroína” do mundo.

Essa não é a primeira vez que algo do tipo aconteceu no MCU. Em Homem de Ferro, de 2008, Nick Fury faz a mesma pergunta a Tony Stark: "Você acha que é o único super-herói no mundo?"

Mas, enquanto Fury se referia a Iniciativa Vingadores, Kamala promete reunir os Jovens Vingadores. Até o momento, uma série de jovens heróis foram apresentados no Universo Cinematográfico da Marvel e, agora, há a promessa de se reunirem em breve.

Imagem de capa do item

Binária e Fera

A cena pós-crédito do filme traz dois personagens que são tanto novos para o MCU quanto conhecidos pelo público. Primeiramente, temos o retorno de Lashanna Lynch, a Maria Rambeau de Capitã Marvel, mas como Binária.

A personagem utiliza tanto o nome quanto o uniforme de uma das versões da Carol Danvers nos quadrinhos, sugerindo que, nessa realidade, Maria pode ter sido quem recebeu os poderes da Capitã Marvel.

O outro personagem é Fera, também conhecido como Professor McCoy. Outra referência está presente em sua escalação. O mutante é vivido por Kelsey Grammer, o mesmo de X-Men 3: O Confronto Final e na cena pós-crédito de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, sugerindo que teremos mais personagens da Fox no futuro da Marvel Studios.