Anjos da Noite: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor

Capa da Publicação

Anjos da Noite: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor

Por Chris Rantin

Durante os anos 2000, vivemos um auge de fantasia com vampiros. Os filmes, livros e séries eram povoados por essas criaturas elegantes e sanguinolentas, mas poucos projetos conseguiram capturar tão bem a essência de uma guerra entre vampiros e lobisomens como Anjos da Noite. 

Protagonizada por Kate Beckinsale, a franquia teve cinco filmes, indo desde 2003 até 2016. Mas qual é o melhor longa deste universo? Para relembrar nossos sugadores de sangue favoritos e homenagear essa saga gótica cheia de ação, classifiquei todos os filmes da franquia Anjos da Noite, do pior ao melhor, segundo o Rotten Tomatoes.  

Anjos da Noite - A Evolução (2006)

Em Anjos da Noite - A Evolução, a guerra entre vampiros e lycans é aprofundada e temos alguns momentos dramáticos quando Selene, a grande guerreira vampira que foi traída por seu próprio clã, parte em uma jornada em busca de vingança. No caminho, a protagonista descobre segredos antigos, incluindo a identidade do primeiro Imortal.

Apesar da premissa grandiosa, o segundo filme da franquia é considerado uma bagunça que pouco adiciona ao universo criado em Anjos da Noite, sendo o pior na visão dos críticos, amargando com apenas 19% de aprovação, sendo considerado um tomate podre nos parâmetros do Rotten Tomatoes. Entre os fãs, a situação melhora muito e o filme alcança 72% de aprovação, sendo o segundo mais bem avaliado na franquia.

O consenso dos críticos diz: ”Um ataque visual e auditivo aos sentidos, esta sequência de vampiro-lobisomem faz muito barulho e apresenta uma história pesada e excessivamente complicada”

Anjos da Noite - Guerras de Sangue (2016)

O último filme da franquia, Anjos da Noite - Guerra de Sangue, é o segundo pior dentre os críticos. Na trama, Selene, a vampira híbrida, tenta desesperadamente colocar um fim a guerra violenta e eterna entre vampiros e lycans, estando disposta a dar a própria vida para selar a paz entre os povos.

A ideia épica resultou em uma avaliação não muito grandiosa dos críticos, com apenas 21% de aprovação, sendo outro tomate podre. O consenso das críticas afirma: ”Anjos da Noite - Guerras de Sangue oferece outra rodada da violência estilizada pela qual a franquia é conhecida, mas oferece algo pouco interessante para os não convertidos.”

Acontece que, mesmo entre os fãs, o filme é o menos querido da franquia, tendo apenas 49% de aprovação.

Anjos da Noite - O Despertar (2012)

Em Anjos da Noite - O Despertar, a vida de Selene continua intensa e perigosa. Após passar anos em um coma induzido, a vampira finalmente despertou, apenas para descobrir que possui uma filha híbrida de lobisomem e vampira. Extremamente poderosa, a criança está sendo caçada por um grupo mortal de lobisomens assassinos e cabe a Selene proteger sua filha desta terrível ameaça.

A premissa do filme agradou um pouco mais os críticos, convertendo em 26% de aprovação, mas ainda resultando em outro tomate podre. O consenso ressalta que a história acaba ficando em segundo plano: ”Há mais ação enfadonha e menos história no filme do que nos episódios anteriores, fazendo com que toda a trama pareça inconsequente.”.

Os fãs, no entanto, foram mais generosos e marcaram o filme com 62% de aprovação.

Anjos da Noite - A Rebelião (2009)

Anjos da Noite - A Rebelião, o terceiro filme da franquia ousa na história, apresentando a origem da grande guerra entre vampiros e lycans. Na trama conhecemos Viktor, o rei dos sugadores de sangue, que investe sua eternidade caçando e escravizando lycans, os lobisomens nascidos dos humanos. Tirano e extremamente cruel, ele extorque os nobres para manter os lycans sob seu controle. É aí que surge Lucian, um jovem lycan que se apaixona por Sonja, a filha de Viktor. Dispostos a arriscar tudo pelo amor, os dois orquestram uma grande luta, que acaba se tornando o início da guerra entre espécies.

Mesmo sendo o quarto filme mais bem avaliado pelos críticos, o projeto continua sendo marcado como tomate podre, tendo apenas 29% de aprovação. O consenso afirma: ”Apesar dos melhores esforços do seu elenco competente, Anjos da Noite - A Rebelião é uma prequel indistinguível e desnecessária.”

Entre os fãs, a situação melhora, e o filme é o terceiro mais querido de toda a franquia, levando 63% de aprovação.

Anjos da noite - Underworld (2003)

No fim, não tem pra ninguém. Tanto os críticos quanto os fãs concordam que o melhor filme da franquia é Anjos da Noite - Underworld, nossa porta de entrada para este universo. No longa somos apresentados a batalha sanguinolenta entre vampiros e lycans e conhecemos Selene, uma vampira órfã após um ataque dos lobisomens, que se tornou uma assassina espetacular. A matadora precisa usar todas as suas habilidades para proteger Michael Corvin, um doutor humano, que se tornou alvo dos temíveis lycans.

Apesar de ser o filme mais bem avaliado pelos críticos, ele segue a tradição da lista e também é marcado como tomate podre, tendo 31% de aprovação e um consenso que diz: ”Ainda que cheio de estilo, Anjos da Noite é entediante e genérico”.

Os fãs, entretanto, são bem mais calorosos ao clássico de vampiros, dando 79% de aprovação ao filme.

Imagem de capa do item

Onde assistir Anjos da Noite?

Anjos da Noite - Underworld, o primeiro filme da franquia, está disponível no Globoplay, Amazon Prime Video e na plataforma de streaming do Telecine.

Anjos da Noite - A Evolução, o segundo filme, está disponível na Netflix.

Anjos da Noite - A Rebelião, a prequel e terceiro filme da franquia, também pode ser assistido naNetflix.

Anjos da Noite - O Despertar, o quarto filme, está disponível na Amazon Prime Video.

Por fim, mas não menos importante, Anjos da Noite: Guerras de Sangue está disponível na Netflix.