11 filmes brasileiros que são famosos e aclamados no exterior
11 filmes brasileiros que são famosos e aclamados no exterior
Para além do sucesso de Ainda Estou Aqui, diversos filmes brasileiros já foram aclamados internacionalmente
Devido ao agressivo domínio hollywoodiano nas salas de cinema do mundo todo, o cinema brasileiro ainda é um território desconhecido para muita gente, dentro e fora do país. Felizmente, graças a filmes como Ainda Estou Aqui (2024), que recentemente fez história ao conquistar três indicações ao Oscar 2025, Bacurau (2019) e A Vida Invisível (2019), esse cenário vem mudando, fazendo com que mais pessoas descubram – e relembrem – que o Brasil também faz um ótimo cinema, com um reconhecimento internacional que data de décadas atrás.
Pensando nisso, selecionamos 11 filmes brasileiros que ultrapassaram barreiras e conquistaram aclamação na gringa!

Ainda Estou Aqui (2024)
Onde assistir: Em cartaz nos cinemas.
Não dá para começar esta lista sem falar de Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que vem fazendo história no cinema desde que estreou no Festival de Veneza 2024, levando para casa o prêmio de Melhor Roteiro. Desde então, o longa consagrou Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025 e ainda recebeu três indicações históricas ao Oscar 2025 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Extremamente elogiado pela crítica nacional e internacional, Ainda Estou Aqui é inspirado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva. Na trama, acompanhamos a jornada de Eunice Paiva (Fernanda Torres), uma mulher que busca por respostas ao desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar no Brasil.

Central do Brasil (1998)
Onde assistir: Netflix, Globoplay, Apple TV e Google Play.
Central do Brasil é mais uma produção nacional que mora no coração dos brasileiros. Dirigido por Walter Salles e estrelado pela gigante Fernanda Montenegro, que recebeu uma histórica indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 por sua performance no longa, o filme conquistou o Globo de Ouro e o BAFTA daquele ano, tornando-se mundialmente reconhecido.
Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) é uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Entretanto, ela nunca coloca as mensagens no correio e apenas embolsa o dinheiro sem dor na consciência. Tudo muda quando ela conhece Josué (Vinícius de Oliveira), o filho de nove anos de uma de suas clientes que acaba sozinho quando a mãe morre após sofrer um acidente. Mesmo relutante em cuidar do menino, Dora decide acompanhá-lo em uma viagem pelo interior do nordeste em busca do pai do garoto.

Bacurau (2019)
Onde assistir: Globoplay, Amazon prime Video, Google Play e Apple TV.
Bacurau é um dos fenômenos mais recentes do cinema brasileiro. O filme causou um enorme burburinho aqui por apresentar uma trama eletrizante e misteriosa que levou multidões aos cinemas nacionais. Mas o prestígio não ficou só no Brasil: o filme ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 e também foi reconhecido em outros festivais de cinema pelo mundo.
Com direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o filme conta a história dos moradores de Bacurau, uma pequena comunidade do sertão brasileiro que, misteriosamente, desaparece de todos os mapas do país. Quando uma série de assassinatos enigmáticos começam a acontecer, o povoado resolve reagir.

Cidade de Deus (2002)
Onde assistir: Netflix, Max, Globoplay, Amazon Prime Video e Google Play.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, Cidade de Deus é um dos filmes mais populares da história do cinema brasileiro, e até hoje é lembrado pelo público como um dos maiores representantes do cinema nacional, aqui e lá fora.
Indicado quatro vezes ao Oscar (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia), Cidade de Deus acompanha a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem pobre e negro que vive em uma favela carioca e descobre que tem um talento para fotografar. Por meio de seu olhar, seguimos o cotidiano da comunidade, a violência e os problemas sociais que marcam sua jornada.

Cabra Marcado Para Morrer (1984)
Onde assistir: Amazon Prime Video.
Eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Abraccine, o documentário Cabra Marcado Para Morrer é um grande marco do cinema nacional. A produção foi premiada no conceituado Festival de Berlim e também passou por outros eventos da indústria, tornando-se um grande representante do mercado brasileiro no mundo.
Dirigido pelo inesquecível Eduardo Coutinho, Cabra Marcado Para Morrer acompanha a luta de camponeses por suas terras diante da perseguição sofrida por latifundiários durante o período da ditadura. O projeto até chegou a ser interrompido pelo regime militar, em 1964, e só foi retomado dezessete anos depois.

Que Horas Ela Volta? (2015)
Onde assistir: Netflix.
Protagonizado por Regina Casé, o filme Que Horas Ela Volta? é outra produção nacional que fez sucesso na gringa. Além de ter participado de diversos festivais de cinema no exterior, o longa foi eleito um dos cinco melhores filmes internacionais de 2015 pela National Board of Review.
Que Horas Ela Volta? é um filme dirigido por Anna Muylaert que conta a história de Val (Regina Casé), uma pernambucana que se mudou para São Paulo com o desejo de dar uma vida melhor à filha, Jéssica (Camila Márdila). Quando a jovem telefona dizendo que quer ir para a capital paulista e prestar vestibular, os chefes de Val recebem a menina, mas o comportamento de Jéssica abala as estruturas da família.

Tropa de Elite (2007)
Onde assistir: Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Google Play e Apple TV.
Quando falamos sobre o cinema brasileiro, um dos filmes mais citados pelo público é o popular Tropa de Elite, que teve um impacto cultural gigantesco na época de seu lançamento. Mas o reconhecimento do filme de José Padilha não ficou só por aqui: o longa conquistou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim de 2008, por exemplo, sendo lembrado na gringa como um dos grandes representantes do Brasil na sétima arte.
Em Tropa de Elite, acompanhamos a rotina do Capitão Nascimento (Wagner Moura), o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, mais conhecido como BOPE. Em busca de alguém que o substitua no cargo, Nascimento recebe a tarefa de chefiar uma missão de apaziguamento no Morro do Turano, acontecimento que proporciona diversas reflexões sobre a violência urbana e as ações de policiais no país.

O Que É Isso, Companheiro? (1997)
Onde assistir: Mubi, Amazon Prime Video e Globoplay.
Com direção de Bruno Barreto, o filme O Que É Isso, Companheiro? é outra ótima produção nacional que, além de ser reconhecida por aqui, também conquistou prestígio internacional. Participando de festivais na gringa, o longa foi tão bem recebido lá fora que conseguiu conquistar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1998.
Inspirado no livro de Fernando Gabeira, O Que É Isso, Companheiro? tem Fernanda Torres no elenco e conta a história de um jornalista que, juntamente com seu amigo, se alista a um grupo guerrilheiro de esquerda durante a ditatura militar no Brasil. Após uma investida contra o regime, o colega acaba sendo preso, e o jornalista decide planejar o sequestro do embaixador dos EUA para negociar a liberdade do amigo e de outros prisioneiros políticos.

A Vida Invisível (2019)
Onde assistir: Globoplay, Google Play e Apple TV.
Inspirado no livro A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, da escritora Martha Batalha, o filme A Vida Invisível é mais um ótimo exemplo de produção nacional que repercutiu positivamente no exterior. Dirigido por Karim Aïnouz, o longa estreou no Festival de Cannes, em 2019, onde ganhou o prêmio da mostra Um Certo Olhar. Ele também esteve presente no Festival de Cinema de Munique, na Alemanha, onde também foi premiado.
A Vida Invisível conta a história de duas irmãs que são separadas durante a juventude e tentam se reencontrar ao longo da vida. Impedidas de viver os sonhos que desejavam durante a adolescência, ambas tentam seguir em frente em uma sociedade patriarcal e conservadora.

Terra em Transe (1967)
Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video.
Glauber Rocha é um dos nomes mais influentes do cinema brasileiro, sendo um grande representante do movimento Cinema Novo, e o filme Terra em Transe, dirigido por ele, é um ótimo exemplo de produção nacional que é prestigiada aqui e na gringa.
Ambientado em Eldorado, um país fictício da América Latina, o longa acompanha uma disputa pelo poder político do território, que é governado por um déspota. Lançado nos anos 1960, Terra em Transe foi reconhecido no Festival de Cannes e em outros eventos da sétima arte ao redor do mundo.

O Pagador de Promessas (1962)
Onde assistir: Globoplay e Amazon Prime Video.
O Pagador de Promessas é um clássico do cinema brasileiro que fez história no exterior. Além de ter sido o primeiro filme da América do Sul a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional, ele foi o primeiro longa brasileiro a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, que é o prêmio máximo do evento.
Com direção de Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem humilde que, após seu asno de estimação ser atingido por um raio, faz uma promessa de carregar nas costas uma imensa cruz até uma igreja em Salvador. Ao longo de sua jornada, Zé do Burro enfrenta uma série de obstáculos e dificuldades para cumprir seu juramento.