Capa da Publicação

10 perguntas que Homem-Formiga e a Vespa deixa para o futuro!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Nesta quinta-feira, o mais recente capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel chegou aos cinemas. Assim como o primeiro de sua franquia, Homem-Formiga e a Vespa é um filme divertido e descompromissado, e você pode ler a nossa crítica do longa aqui.

Mas isso não significa que o filme não deixa uma série de perguntas do que há por vir, seja em Vingadores 4 ou em filmes que ainda sequer foram anunciados. E é justamente isso que pretendemos levantar aqui: as 10 questões que Homem-Formiga e a Vespa deixa para o futuro da Marvel Studios nos cinemas!

Créditos: Walt Disney

Imagem de capa do item

Como Janet e Hank vão ficar?

Hank Pym e Janet Van Dyne - o Homem-Formiga e a Vespa originais - são um dos casais mais queridos da Marvel. Os dois são membros fundadores dos Vingadores nos quadrinhos, e todos estavam ansiosos para testemunhar o reencontro da dupla nesse filme. Eles finalmente se reúnem, e agora, podem viver felizes.

Sabemos que a cena pós-créditos do filme - mais sobre isso depois - traz uma reviravolta significativa, mas todos sabemos que isso deve ser desfeito em breve. Assim sendo, como os dois vão ficar após os eventos de Vingadores 4? É possível que eles ainda "desaposentem" seus trajes heroicos e voltem para a ação? Podemos ter um filme só deles, situado no passado?

Imagem de capa do item

Ainda veremos Bill Foster como Golias?

Falando em heróis que voltam à ativa, Homem-Formiga e a Vespa também apresenta um importante herói dos quadrinhos: Bill Foster, conhecido pela sua alcunha heroica de Golias. O personagem, interpretado por Laurence Fishburne, admite já ter participado de experiências envolvendo as Partículas Pym, e crescido a uma altura de seis metros.

Ao fim do longa, ele passa por uma breve jornada pessoal, e termina como um aliado ferrenho da Fantasma... mas seria possível vê-lo como Golias? Isso é algo que pode ser mostrado tanto no passado quanto no presente - e considerando que Fishburne anda tendo várias conversas com a Marvel, não seria surpresa se víssemos mais do personagem no futuro...

Imagem de capa do item

O que aconteceu com os poderes da Fantasma?

Para muitos, a Fantasma foi um grande destaque do filme, principalmente por seus poderes de invisibilidade e intangibilidade, que acabaram corrompendo sua mente e a tornando louca. No entanto, quando Janet retorna do Reino Quântico, ela usa algumas habilidades que parecem mudar profundamente a vida da "vilã".

Porém, ainda não sabemos ao certo o que aconteceu de fato: Será que a Fantasma perdeu seus poderes? A teoria principal é a de que agora, ela apenas sabe controlá-los melhor - o que, por sua vez, justifica a fala de que o Homem-Formiga estaria coletando energia do Microverso para ela na cena pós-créditos.

Imagem de capa do item

Estariam os Thunderbolts nos planos futuros?

Aliás, o mais interessante sobre a Fantasma é que ela termina o filme de maneira bem ambígua. Ao que tudo indica, ela não é mais uma vilã e parece ter se tornado uma aliada do Homem-Formiga e da Vespa. Contudo, ainda não sabemos exatamente o que aconteceu na psiquê da personagem - mas sabemos que ela termina ao lado de Bill Foster, como uma espécie de mentor.

Levando em conta que o Fantasma dos quadrinhos é um importante integrante dos Thunderbolts - uma equipe de vilões reformados -, seria possível predizer que o grupo está nos planos da Marvel Studios? Se esse for o caso, poderíamos até ter Scott Lang no papel que pertence ao Luke Cage nas HQs, servindo de líder e bússola moral para esses "heróis" regenerados.

Imagem de capa do item

Quais são as novas habilidades de Janet Van Dyne?

Aliás, já que mencionamos a mudança da Fantasma, precisamos nos concentrar em outra questão fundamental: afinal de contas, quais foram os novos poderes que Janet Van Dyne adquiriu no Reino Quântico? Enquanto a heroína mergulhou nessa realidade apenas com as habilidades concedidas por seu traje, ela parece ter retornado com outros dons próprios.

Ao longo do filme, vemos sua consciência "possuindo" o corpo de Scott Lang - em uma das cenas mais engraçadas -, e também vemos ela manipulando energia subatômica, o que ajuda a manter os problemas da Fantasma sob controle. Mas quais outras habilidades ela pode ter descoberto em sua viagem... e será que a veremos usando esses dons novamente no futuro?

Imagem de capa do item

Cassie Lang vai virar a Estatura?

Scott Lang possui um grande arco dramático no filme, que - assim como no primeiro longa - envolve sua filha, Cassie Lang. Contudo, Cassie está mais crescida e sonha diariamente em se tornar uma heroína, servindo inclusive como parceira de seu pai. Nos quadrinhos, nós sabemos que ela é a Estatura, uma integrante dos Jovens Vingadores.

Agora que a Vespa está morta e o Homem-Formiga está preso no Reino Quântico, poderia ela assumir seu alter-ego heroico em um próximo filme? Sabemos que, em Vingadores 4, ela já estará mais velha - com outra atriz a interpretando. Seria esse o indicativo de que a personagem está prestes a ganhar poderes de alteração de tamanho, e talvez encabeçar a equipe de jovens heróis?

Imagem de capa do item

O filme estabelece uma jornada de viagens no tempo?

O Reino Quântico é uma realidade cheia de possibilidades e mistérios. A versão cinematográfica do Microverso foi rapidamente apresentada no primeiro longa da franquia, mas aqui ganha mais espaço e tem um papel fundamental no desenrolar da trama. Porém, ainda não sabemos tudo que há para ser descoberto sobre esse universo peculiar.

Em determinado momento do filme, ouvimos falar que o lugar possui uma série de vácuos temporais, e que se alguém "cai neles", é quase impossível de ser resgatado. Seria esse o indício de que essa realidade subatômica pode inserir viagem no tempo em Vingadores 4? É uma possibilidade que estamos loucos para conferir.

Imagem de capa do item

Como Scott vai sair do Reino Quântico?

Sem dúvidas, um dos pontos altos do longa - como em boa parte das produções da Marvel Studios - é justamente sua cena pós-créditos. Aqui, vemos Scott Lang explorando o Reino Quântico em busca de energia, e monitorado de longe por Hank Pym e por Janet e Hope Van Dyne. Porém, enquanto o herói ainda está preso na realidade subatômica, o trio morre, vítima do estalar de dedos de Thanos.

Esse momento em particular da Guerra Infinita deve trazer grandes repercussões para o herói, e falarei mais disso no item seguinte. Porém, fica a pergunta: como o Homem-Formiga vai sair de lá? Quem vai ser capaz de puxá-lo para fora do Microverso - e quanto tempo isso deve demorar, levando em conta que se passaram décadas até que resgatassem a Vespa original?

Imagem de capa do item

Quem mais pode desaparecer?

Falando nisso, sabemos que, graças ao estalar de dedos de Thanos, metade do universo se foi. No filme, percebemos isso graças à morte de Hank Pym, Janet e Hope Van Dyne. Porém, quais outros personagens da mitologia do herói diminuto podem ter virado pó também - e que motivariam ele a se voltar contra o Titã Louco?

Personagens disponíveis não faltam. Temos o Luís e seus amigos, e também temos a família de Scott, seja com Cassie Lang ou com sua ex-esposa. Também podemos pensar em outros coadjuvantes do filme, como o já mencionado Bill Foster ou a Fantasma. O que isso pode trazer de motivação para o Homem-Formiga depois que ele fugir do Reino Quântico?

Imagem de capa do item

Será que teremos um terceiro filme? E caso sim, precisamos dele?

Sendo bem sincero, a franquia do Homem-Formiga é, atualmente, a menos lucrativa da Marvel Studios. Desconsiderando os filmes da Fase 1, o primeiro longa do herói é o filme de origem da Marvel Studios que menos arrecadou nas bilheterias, e as projeções da continuação não estão muito otimistas, ainda mais levando em conta o adiamento em alguns países devido a Copa do Mundo.

Isso nos leva a nos questionar: será que teremos um terceiro filme? A resposta ainda é muito incerta, mas mesmo que seja o caso, será que precisamos? Já vimos o potencial que esses heróis apresentam, e eles poderiam ser aproveitados melhor em outras franquias - talvez com a Vespa no filme da equipe de heroínas e com o Homem-Formiga nos Thunderbolts...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux