10 melhores filmes de Jim Carrey!

Capa da Publicação

10 melhores filmes de Jim Carrey!

Por Evandro Lira

Se você viveu a década de 1990 e boa parte dos anos 2000, certamente você não escapou da febre Jim Carrey. A estrela da comédia esteve em alguns filmes bem marcantes dessas décadas, e acabou se provando para além do humor, um excelente ator dramático.

Nesta lista, você confere os 10 filmes do astro que merecem ser relembrados ou até vistos pela primeira vez.

Imagem de capa do item

O Máskara

Esse filme foi um dos responsáveis por alçar Jim Carrey ao estrelato na década de 1990. Nele, o ator demonstrou todo o seu talento para a comédia física, algo que pôde ser visto posteriormente em vários de seus outros filmes.

Leia nosso artigo sobre O Máskara clicando aqui!

Imagem de capa do item

O Pentelho

Essa comédia de 1996 traz Jim Carrey como o instalador de TV a cabo Chip Douglas, um verdadeiro maluco e obsessivo pelo seu novo amigo, Steven, interpretado por Matthew Broderick. Quando Steven começa a perceber as atitudes insanas de Chip para conquistá-lo, ele tenta desesperadamente evitar o rapaz, algo está longe de ser uma tarefa fácil.

Dirigido por Ben Stiller, O Pentelho também é estrelado por Leslie Mann, Jack Black e Owen Wilson. Na época do seu lançamento, muito se falou do salário astronômico de Jim Carrey, que segundo a mídia, foi de 20 milhões de dólares, até então o mais alto valor já pago a um comediante.

Imagem de capa do item

O Mundo de Andy

Esse filme biográfico dirigido por Milos Forman mostrou ao mundo a versatilidade de Jim Carrey. A trama gira em torno da história do artista americano Andy Kaufman, e o filme ficou notavelmente conhecido principalmente pelas histórias de bastidores que envolviam o método rígido de atuação de Carrey, que se recusou a sair do personagem durante toda a produção. Embora o longa não tenha tido sucesso comercial e tenha recebido críticas mistas, Carrey recebeu elogios da crítica por sua performance e ganhou o Globo de Ouro.

Imagem de capa do item

Ace Ventura - Um Detetive Diferente

Outro marco dos anos 90 e da carreira de Jim Carrey é Ace Ventura. Nessa trama absurdamente divertida, o ator encarna um detetive especializado em animais que investiga o caso de desaparecimento de um golfinho, mascote de uma equipe de futebol americano. E é claro que para achar os criminosos, muita coisa absurda e hilária passa a acontecer.

O filme, infelizmente, envelheceu mal e hoje já é possível assistir duvidando da qualidade de algumas piadas. No entanto, ao falar de Jim Carrey é simplesmente impossível ignorar Ace Ventura.

Imagem de capa do item

Cine Majestic

Um drama romântico de época era algo que ninguém esperava de Jim Carrey, mas foi o que ele fez ali em 2001. A história se concentra em um roteirista de Hollywood que, acusado de ser comunista, tem sua carreira arruinada. Ele sofre um acidente que o deixa sem memória e o leva a uma pequena cidade, onde é confundido com um herói de guerra.

Vários críticos comparam o filme às obras do lendário cineasta Frank Capra, por trazer um certo nacionalismo que ao invés de promover apenas lutas e guerras, evoca a liberdade do povo americano com uma dose de sentimentalismo.

Imagem de capa do item

Desventuras em Série

Essa é a primeira adaptação audiovisual da popular série de livros infantis de Daniel Handler, que traz Jim Carrey como ninguém menos que o maníaco Conde Olaf.

Com aquele ar vilanesco shakespeariano e uma boa dose de disfarces e exageros típicos de Carrey - que caíram como uma luva - o personagem toca o terror com os engenhosos irmãos Baudelaire. Nomes como Jude Law, Timothy Spall e Meryl Streep se juntam a Carrey nessa absurda loucura lançada em 2004.

Imagem de capa do item

O Mentiroso

Neste filme de 1997, o maior inimigo de Fletcher Reede, personagem de Jim Carrey, é ele mesmo. Sua incapacidade de manter promessas para com o filho Max é o que leva o menino a desejar que o pai só diga a verdade pelas próximas 24 horas. E claro, a partir daí tudo vira um caos que apenas Jim Carrey conseguiria suportar.

É uma tarefa bem difícil não dar gargalhadas com praticamente todas as cenas, especialmente quando Carrey externaliza toda sua luta para não contar uma verdade.

Imagem de capa do item

Debi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros

Lloyd e Harry são dois amigos ingênuos e honestos, mas de pouca inteligência, que encontram uma maleta cheia de dinheiro e resolvem partir em uma viagem para entregar à dona.

Estrelado por Jim Carrey em 1994, mesmo ano de O Máskara e Ace Ventura, o filme foi um sucesso e também um dos responsáveis por tornar o astro num dos nomes mais populares de Hollywood. O longa também lançou a carreira dos diretores Irmãos Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?, *O Amor é Cego**) e rendeu uma continuação em 2014.

Imagem de capa do item

O Show de Truman

Se há um filme estrelado por Jim Carrey que carrega um impacto cultural enorme, este é O Show de Truman. O filme centra-se na vida de Truman Burbank, um homem que não sabe que está vivendo numa realidade fabricada por um programa da televisão, transmitido 24 horas por dia no mundo todo. Quando ele finalmente começa a suspeitar, o homem embarca em uma busca para descobrir a verdade sobre sua vida.

O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria, conquistando indicações a diversos prêmios importantes, e atraiu diversos debates sociais, envolvendo psicologia, arte, mídia e outros campos.

Imagem de capa do item

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Aqui está provavelmente o filme mais aclamado de Jim Carrey. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, de 2004, proporciona uma reflexão madura acerca do amor e das relações humanas. É aquele tipo de filme que assistir uma única vez não é o suficiente para dimensionar sua magnitude.

Na história, o personagem de Carrey, Joel, se surpreende ao descobrir que a mulher que ama, Clementine (Kate Winslet), o apagou literalmente de sua memória. Ele então decide fazer o mesmo, mas durante o processo, muda de ideia. Preso dentro da própria mente com suas memórias, Joel precisa se comunicar com os profissionais que trabalham em apagar suas lembranças.

Essa mistura de comédia, com ficção científica, romance, e um certo suspense psicológico, traz à tona diversas questões sobre memória, passado e amor romântico. O filme aparece até hoje em várias listas de grandes filmes do século XXI.