10 filmes com palhaços assustadores

Capa da Publicação

10 filmes com palhaços assustadores

Por Gus Fiaux

Por mais que pareça bizarro, o medo de palhaços é uma das fobias mais comuns do mundo. Há algo de realmente assustador e incômodo em ver pessoas fantasiadas, com uma maquiagem que esconde seu rosto, e com uma atitude que pode ou não ser um pouco… peculiar.

Com IT: Capítulo 2 chegando aos cinemas nesta quinta-feira (05), resolvemos selecionar uma lista apavorante com 10 filmes com palhaços tenebrosos, desde criaturas sobrenaturais a serial killers que se vestem como palhaços. Prepare-se para ficar aterrorizado!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Poltergeist: O Fenômeno (Poltergeist; 1982)

Para começar esta lista de uma maneira "leve", vamos citar o clássico Poltergeist: O Fenômeno, um grande horror da década de 80 que se tornou um cult para os fãs do gênero. A trama gira em torno da jovem Carol Anne Freeling, que começa a se comunicar com espíritos malignos na casa onde sua família acabou de se mudar.

No entanto, o palhaço aqui entra na forma de um boneco que pertence ao irmão de Carol, Robbie Freeling. Quando o pandemônio começa na casa da família, o boneco cria vida e quase mata Robbie, em uma cena que marcou nossas mentes - e que foi parodiada em Todo Mundo em Pânico 2.

Imagem de capa do item

O Buraco (The Hole; 2009)

Nessa aventura de fantasia sombria dirigida por Joe Dante - o diretor da aclamada franquia Gremlins -, vemos dois irmãos explorando um buraco secreto em sua casa, quando estranhos eventos começam a acontecer, e que envolvem um apavorante boneco de um bobo-da-corte.

As cenas envolvendo o boneco são ainda mais tensas quando lembramos que um dos protagonistas da trama, Lucas Thompson - o irmão mais novo - é apavorado com palhaços, o que passa um senso de terror ainda maior. As cenas da criatura também são muito misteriosas, de forma que tudo pode acontecer a qualquer momento.

Imagem de capa do item

Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (Killer Klowns from Outer Space, 1988)

Um clássico do cinema trash, Palhaços Assassinos do Espaço Sideral pode não ter sido elogiado na época de seu lançamento, mas acabou ganhando uma legião fiel de fãs. Na trama, uma cidade é sitiada pela chegada de alienígenas assassinos que se parecem muito com palhaços.

Eles vêm para se alimentar de seres humanos, e estão sempre fazendo estripulias para capturarem suas vítimas. Apesar de ser um filme de horror, a comédia aqui é maior do que qualquer coisa, o que cria um excelente terrir - terror com comédia - que é memorável até hoje. Mas os palhaços continuam sendo assustadores.

Imagem de capa do item

A Casa dos 1000 Corpos (House of 1000 Corpses; 2003)

Quando Rob Zombie deixou a música de lado brevemente para se voltar para os cinemas, nasceu um clássico instantâneo de brutalidade tremenda. Em A Casa dos 1000 Corpos, somos apresentados ao Capitão Spaulding - brilhantemente interpretado por Sid Haig, que ficou marcado definitivamente pelo papel.

Spaulding é apenas um entre vários assassinos apresentados no filme. Sádico e cruel, ele gosta de ver suas vítimas sofrerem, mas faz tudo com um grande sorriso na cara. A popularidade do filme foi tão grande que rendeu duas sequências, Rejeitados pelo Diabo, de 2005; e 3 From Hell, que será lançado em 2019.

Imagem de capa do item

Assassinatos na Fraternidade Secreta (The House on Sorority Row; 1983)

Voltando novamente aos anos 80 para relembrar um clássico apavorante, em Assassinatos na Fraternidade Secreta seguimos um grupo de meninas, que após fazerem uma pegadinha que dá muito errado, começam a ser eliminadas uma a uma por uma ameaça misteriosa.

Só ao fim do filme descobrimos que se trata de um assassino maníaco fantasiado como bobo-da-corte, que passa boa parte do tempo escondido e só aparece quando precisa eliminar mais uma garota. O filme é outro clássico cult, e o vilão é definitivamente algo que vai te perseguir em seus piores pesadelos.

Imagem de capa do item

Máscaras do Terror (Clownhouse; 1989)

Temos aqui um filme que tem uma história perturbadora, tanto em sua narrativa quanto nos bastidores (já que o diretor, Victor Salva - conhecido pela franquia Olhos Famintos - foi acusado de aliciar um menor durante as gravações). Mas sua história não é menos perturbadora, já que conta com vários palhaços.

Na trama, três pacientes de um hospital psiquiátrico fogem e, no caminho, assassinam três palhaços, roubando seus trajes. Eles então começam a perseguir três irmãos em uma caçada sinistra e violenta. O filme é mais um thriller do que um horror propriamente dito, mas há o suficiente aqui para sua coulrofobia atacar.

Imagem de capa do item

Condado Macabro (2015)

O horror nacional está crescendo bastante nos últimos anos - e por isso, Condado Macabro não podia faltar nesta lista. O longa é uma história ambígua e cheia de reviravoltas, já que começa quando um palhaço é encontrado, coberto de sangue, na cena de um crime pavoroso.

Cangaço - o palhaço vivido por Francisco Gaspar - então precisa comprovar sua inocência. No entanto, há muito mais nessa história do que podemos ver de fora. E a presença de Cangaço - e um cúmplice - é a cereja do bolo. O filme não poupa o gore e uma violência brutal.

Imagem de capa do item

Clown (2014)

Um pouco antes de se juntar ao Universo Cinematográfico da Marvel dirigindo Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o cineasta Jon Watts acabou produzindo uma pérola do horror chamada Clown, protagonizada por ninguém menos que Eli Roth no papel de um homem que lentamente se transforma em um palhaço.

Um pai se veste de palhaço para o aniversário de seu filho, mas não sabe que o traje que escolheu é amaldiçoado e traz à tona o perigoso Clöyne, uma entidade demoníaca que tem suas origens no norte europeu. A partir daí, o filme se torna um body horror conforme o homem perde o controle de seu próprio corpo para o demônio.

Imagem de capa do item

Terrifier (2016)

Um filme relativamente desconhecido, mas que encontrou notoriedade nos últimos anos graças à sua popularidade nos serviços de streaming, Terrifier é um horror quase amador, mas que apresenta um personagem tão pavoroso na figura de Art the Clown, um assassino silencioso que veste um traje amedrontador.

O personagem já havia surgido anteriormente em um dos segmentos do filme antológico All Hallow's Eve, de 2013, e é uma criação do cineasta Damien Leone. O seu "filme solo" é tão brutal e gerou uma pequena legião de seguidores, tanto que terá uma continuação, programada para ser lançada no ano que vem.

Imagem de capa do item

IT: A Coisa (IT; 2017) e IT: Capítulo 2 (IT Chapter 2; 2019)

Para finalizar essa lista desgraçadora, não podemos nos esquecer de IT: A Coisa, adaptação do romance homônimo de Stephen King - e considerado um dos melhores livros do autor. Na trama, a cidade de Derry é assombrada pelo terrível palhaço Pennywise, que retorna a cada 27 anos para se alimentar do medo da população.

Porém, ele não é apenas um palhaço. Na verdade, ele é uma entidade cósmica que reside na Terra há milhões de ano, sempre causando mortes e devastação quando desperta. Em seu caminho, só o Clube dos Otários pode detê-lo. O segundo filme da franquia - e encerramento da saga - chega aos cinemas no dia 5 de setembro.