Ryan Gosling fala sobre Oscar não indicar Greta Gerwig e Margot Robbie para prêmios

Capa da Publicação

Ryan Gosling fala sobre Oscar não indicar Greta Gerwig e Margot Robbie para prêmios

Por Gus Fiaux

Lançado na metade do ano passado, Barbie se tornou o maior fenômeno cultural de 2023. Todos foram de rosa aos cinemas para prestigiar o filme, todos ficaram com as canções na ponta da língua e as vendas da boneca alcançaram uma alta estratosférica. Porém, quando os indicados ao Oscar foram divulgados na última terça-feira (23), muitos fãs sentiram a ausência significativa de Margot Robbie Greta Gerwig.

O filme despontou com oito indicações, ganhando espaço nas categorias de Melhor FilmeCanção Original (com duas músicas disputando o prêmio), Atriz Coadjuvante (para America Ferrera) e Ator Coadjuvante (para Ryan Gosling). Porém, nem Robbie foi indicada na categoria de Melhor Atriz e nem Gerwig para Melhor Direção. 

Ao falar sobre sua própria indicação, Ryan Gosling – que cativou o mundo com sua performance de Ken – disse ter se sentido frustrado com a ausência das duas “principais responsáveis” pelo filme:

“Eu estou extremamente honrado de ter sido indicado por meus colegas ao lado de artistas tão marcantes em um ano de tantos filmes bons. E eu nunca achei que diria isso, mas também estou incrivelmente honrado e orgulhoso que tudo isso é por interpretar um boneco de plástico chamado Ken. Mas não há Ken sem Barbie, e não há um filme ‘Barbie’ sem Greta Gerwig e Margot Robbie, duas das pessoas mais responsáveis por trás desse filme histórico e mundialmente celebrado.”

Vale lembrar que Barbie se tornou o maior filme de 2023 na arrecadação das bilheterias, tendo conquistado quase US$ 1,5 bilhão nos cinemas do mundo todo.

Ryan Gosling foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante por seu papel como o boneco Ken.

Gosling continuou sua declaração, homenageando e honrando o trabalho de Margot Robbie Greta Gerwig para a realização do filme:

“Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém desse filme sem o talento, a bravura e a genialidade delas. Dizer que estou desapontado por elas não terem sido indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo. Contra todas as apostas e munidas apenas de algumas bonecas sem alma, seminuas e, ainda bem, sem virilhas, elas nos fizeram rir, partiram nossos corações, movimentaram a cultura e fizeram história. Seu trabalho deveria ser reconhecido junto com o de todos os outros indicados. Dito isso, estou muito feliz por America Ferrera e por todos os outros incríveis artistas que contribuíram com seus talentos para fazer um filme tão revolucionário.”

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 10 de março. Apesar da ausência em categorias significativas, Barbie ainda concorre a várias estatuetas – incluindo a de Melhor Filme. E ao que tudo indica, essa edição da premiação contará com uma competição bem acirrada, especialmente com outros títulos de peso, como Assassinos da Lua das Flores, Oppenheimer, Anatomia de uma Queda Pobres Criaturas.

Barbie está disponível no catálogo do HBO Max.

Abaixo, veja também: