Roteirista de Duna: Parte 2 explica grande mudança feita no filme

Capa da Publicação

Roteirista de Duna: Parte 2 explica grande mudança feita no filme

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Lançado nos cinemas no começo do mês, Duna: Parte 2 já é um dos grandes sucessos de 2024. Dirigido por Denis Villeneuve (de Blade Runner 2049 A Chegada), o filme vem para complementar o longa de 2021, trazendo uma reviravolta bombástica para a saga de Paul Atreides. E apesar do longa se manter fiel ao livro de Frank Herbert, há uma série de mudanças aqui e acolá – incluindo uma grande alteração no papel de uma personagem.

Quem assistiu ao filme sabe que Paul (vivido por Timotheé Chalamet) começa a ter visões com uma mulher, que é sua própria irmã mais nova, Alia Atreides (interpretada nessas “visões” por Anya Taylor-Joy). Porém, se no livro a personagem nasce após um salto temporal e se torna até responsável pela morte do Barão Harkonnen quando ainda pequena, em Duna: Parte 2, isso não acontece.

Em uma recente entrevista ao Inverse, o co-roteirista do filme, Jon Spaihts, comentou sobre a decisão. De acordo com ele, não seria possível fazer o mesmo salto temporal que o livro de Herbert, já que isso removeria um pouco do senso de urgência da trama:

“Nós estávamos um pouco preocupados com aquela criança falante, como uma distração no meio do filme. Essa é uma coisa difícil de se executar em um filme – permitir um lapso temporal tão longo inevitavelmente iria esfriar as paixões da Parte Um. Se a morte do Duque Leto foi há muitos e muitos anos, isso diminuiria o drama remanescente que todos os personagens estão sentindo. Nós queríamos que o clamor de sua paixão fosse recente e que as feridas ainda estivessem abertas. Isso deixou Jessica falando com uma espécie de fantasma dentro dela, e andar entre o mundo dos Fremen em uma aparente loucura, falando com alguém que não está lá. E adoramos o drama por trás disso. Denis [Villeneuve] estava interessado no desafio visual de representar essa pequena adulta prematura no útero, envolta em uma luz rosa perolada e flutuando em fluidos.”

Por um outro lado, sabemos que Villeneuve tem planos de adaptar o segundo livro da saga de Herbert, intitulado O Messias de Duna. Caso isso realmente aconteça, é bem provável que tenhamos uma aparição mais completa de Alia, já que ela é uma das personagens centrais da narrativa.

Alia aparece brevemente no filme, interpretada por Anya Taylor-Joy.

Em Duna: Parte 2, vemos Paul Atreides e sua mãe, Lady Jessica, agora vivendo entre os Fremen e armando uma grande guerra contra as forças do Barão Harkonnen, em uma jornada de vingança após a morte do Duque Leto. Armados com o conhecimento do povo de Arrakis, eles desafiam suas origens e dão início a uma jihad.

O longa está atualmente em cartaz nos cinemas e já é o maior sucesso de bilheteria de 2024, tendo arrecadado mais de US$ 370 milhões em suas primeiras semanas de exibição. Até o momento, ainda não sabemos se a Warner vai confirmar um terceiro filme, mas é bem provável que isso aconteça.

Duna: Parte 2 está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: