Denis Villeneuve diz que Blade Runner 2049 foi um dos projetos mais difíceis que já fez

Capa da Publicação

Denis Villeneuve diz que Blade Runner 2049 foi um dos projetos mais difíceis que já fez

Por Melissa de Viveiros

Blade Runner 2049 se propôs a cumprir a difícil tarefa de dar continuidade ao clássico Blade Runner, dirigido por Ridley Scott. A franquia então passou para as mãos de Denis Villeneuve, diretor de Duna, que entregou um filme divisivo, ainda que o defina como uma carta de amor ao original. Apesar disso, ele afirmou que este foi um dos trabalhos mais difíceis de sua carreira – e que provavelmente não aceitaria trabalhar com um universo criado por outro cineasta novamente.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Villeneuve revisitou algumas das principais obras de sua carreira. Quando questionado se conseguiu ignorar o peso do original ao desenvolver a sequência de Blade Runner, ele respondeu:

“Não, nunca. Blade Runner é um dos meus filmes favoritos, e é certamente uma obra-prima. Ridley Scott é um dos meus cineastas favoritos, e mesmo que ele tenha me dado sua bênção, foi muito importante para mim ouvir e ver nos olhos dele que estava tudo bem em eu fazer o filme na época. Mas eu pensei no original o tempo todo enquanto fazia Blade Runner 2049. Era impossível não pensar. Então 2049 foi realmente uma carta de amor ao primeiro filme, mas foi de longe um dos projetos mais difíceis que eu já fiz, e não acho que eu abordaria o universo de outra pessoa novamente. Eu ainda acordo à noite às vezes pensando, ‘Por que eu fiz isso?’. Já tinha recusado alguns outros projetos daquela escala, mas na época eu falei para mim mesmo, ‘É um projeto louco, mas vale o risco de perder tudo’.”

Filme dá continuidade ao longa de 1982 estrelado por Harrison Ford.

O filme de 2017 conta com roteiro de Hampton Fancher e Michael Green, além da direção de Villeneuve. Em seu elenco, o longa traz Ryan Gosling, Harrison Ford, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Ron Wright, Mackenzie Davis, Carla Juri, Lennie James, Dave Bautista e Jared Leto. Apesar de ser considerado um fracasso comercial, o filme foi amplamente aclamado pela crítica especializada.

Veja também: