Quem é Udo Kier, ator estrangeiro que fez o filme brasileiro Bacurau?

Capa da Publicação

Quem é Udo Kier, ator estrangeiro que fez o filme brasileiro Bacurau?

Por Gus Fiaux

Em 2019, o Brasil parou com a estreia de Bacurau, o terceiro longa-metragem de Kleber Mendonça Filho (com codireção de Juliano Dornelles), que conta a história de uma vila fictícia no interior do Nordeste, onde moradores logo começam a testemunhar estranhos eventos, até descobrirem que estão sendo caçados por um grupo de ricaços gringos, liderados pelo personagem interpretado por Udo Kier.

Se o nome soa familiar para você, é porque provavelmente você já deve ter visto alguns dos mais de duzentos filmes estrelados por Kier. Nascido em 1944, na Alemanha, o astro quase foi uma das baixas da Segunda Guerra Mundial, já que o hospital em que estava foi bombardeado pelas Forças Aliadas. Ele, ainda recém-nascido, e sua mãe tiveram que ser resgatados dos entulhos.

Sua carreira como ator teve início em 1966, quando foi escalado para o curta-metragem Road to Saint Tropeze logo vários papéis chegaram à sua porta. Kier fez sucesso no cinema de horror, e na década de 70, ele esteve em dois projetos muito ambiciosos produzidos por Andy Warhol, os filmes Carne para Frankenstein Sangue para Drácula.

Seu trabalho no cinema de horror o levou a alguns filmes maiores em Hollywood. Ele chegou a estrelar em filmes de vampiro norte-americanos, como BladeDracula 3000 BloodRayne. E logo, passou também a ter parcerias de longa-data com diretores celebrados, como Rainer Werner FassbinderLars Von TrierGus Van Sant e Dario Argento – ele inclusive está no Suspiria original.

Outros de seus papéis em Hollywood incluem filmes como Ace VenturaArmageddonJohnny Mnemonic: O Cyborg do Futuro. Kier também passou a trabalhar como intérprete de voz em várias animações e games, por exemplo Liga da JustiçaScooby-Doo! Mistério S.A. e a série de jogos Call of Duty.

Um astro internacional, Kier foi convidado por Kleber Mendonça Filho para estrelar em Bacurau, e não recusou a oportunidade. No Festival de Cannes, ele inclusive contou como foi esse processo de seleção (via Estadão):

“Quando se falava em Brasil, a gente pensava em rapazes e moças seminus pulando carnaval. Aí, Kleber [Mendonça Filho] me conheceu num festival nos Estados Unidos, em Palm Springs, onde vivo há 25 anos, e me deu o roteiro de Bacurau. Aceitei fazer, ele me botou num avião e, depois do voo, fui levado de carro, por horas, sertão adentro, onde conheci uma realidade viva, cheia de humanidade. Era gente jogando cartas nas ruas, vendinhas para todo lado, cachorros correndo atrás de osso. Foram três semanas de trabalho. Três semanas no Paraíso.”

Com 79 anos de idade, Kier não pretende parar. Seus trabalhos mais recentes incluem a série Hunters, do Prime Video, onde deu vida a ninguém menos que Adolf Hitler, além do aclamado Brilho para a Eternidade, que lhe rendeu vários prêmios mundo afora. Ele já tem um novo filme a caminho, chamado The Ark: An Iron Sky Story, que por sua vez, faz parte da franquia Deu a Louca nos Nazis.

Bacurau será exibido na Tela Quente da Rede Globo nesta segunda-feira.

Abaixo, veja também: