Por que Jim Carrey odiou fazer O Grinch? Ator descreveu a experiência como “ser enterrado vivo”

Capa da Publicação

Por que Jim Carrey odiou fazer O Grinch? Ator descreveu a experiência como “ser enterrado vivo”

Por Jaqueline Sousa

O Grinch é aquele clássico de Natal que, até os dias de hoje, continua fazendo muita gente rir com as aventuras de um ser rabugento que faz de tudo para acabar com o espírito natalino da época. O papel foi um grande marco na carreira de Jim Carrey, mas você sabia que o ator odiou interpretá-lo na época?

Lançado no ano 2000, O Grinch tem direção de Ron Howard (Uma Mente Brilhante) com base no livro infantil homônimo do escritor Dr. Seuss. A produção conta a história do Grinch, uma criatura ranzinza que, por odiar o Natal, decide acabar com a data festiva na cidade de Quemlândia.

Para interpretar a icônica figura verde de mau humor, a equipe contou com Jim Carrey, que na época já fazia sucesso na comédia e no cinema. Mas as coisas não foram tão divertidas assim para o ator.

Embora o Grinch seja um dos papéis mais marcantes de sua carreira, Jim Carrey não teve uma boa experiência nas gravações.

 

Em entrevista ao The Graham Norton Show, em 2014, Carrey relembrou como sua experiência em se transformar no Grinch foi “torturante”. Com um processo de maquiagem e figurino que, logo no primeiro dia da produção, durou mais de oito horas para ficar pronto, Carrey ficou tão frustrado com a situação que até cogitou desistir do longa.

“Era como ser enterrado vivo todos os dias”, Jim Carrey falou sobre caracterização do Grinch. “No primeiro dia das filmagens, voltei para o meu trailer e dei um soco na parede. Disse para Ron Howard que não ia conseguir terminar o filme.”

Vendo o ator em apuros, o produtor Brian Grazer teve uma ideia inusitada: ele contratou um especialista em treinar agentes da CIA para aguentar torturas com o intuito de ajudar Carrey a suportar todo o processo de maquiagem (via CBR).

Processo de maquiagem para se transformar no Grinch era “torturante” para Jim Carrey.

No final das contas, Carrey conseguiu terminar de gravar O Grinch e, apesar do horror enfrentado nos bastidores, o ator revelou recentemente ComicBook que estaria disposto a reprisar o papel em uma sequência por causa dos avanços tecnológicos, como a captura de movimentos, já que isso lhe traria mais conforto e liberdade:

“[…] Naquela época, fiz o papel com um monte de maquiagem, e era difícil de respirar. Foi um processo extremamente doloroso. As crianças estavam na minha mente o tempo todo: ‘Faça pelas crianças. Faça pelas crianças. Faça pelas crianças’. E, agora, com a captura de movimentos, eu poderia estar livre para fazer outras coisas. Tudo é possível nesse universo.”

Aproveite também: