Por que o aniversário do Superman é comemorado no dia 29 de fevereiro?

Capa da Publicação

Por que o aniversário do Superman é comemorado no dia 29 de fevereiro?

Por Jaqueline Sousa

Hoje é dia 29 de fevereiro, o que significa que o querido Superman está completando mais um ano de vida. Anos bissextos só acontecem a cada quatro anos, e a data sempre gera piadas envolvendo os  aniversariantes do dia, como Clark Kent. Mas por que a DC Comics decidiu marcar essa data com o aniversário do herói?

O dia 29 de fevereiro foi designado como a data de nascimento do Superman em uma edição de 1976 do Super Calendar da DC, um calendário que lista ocasiões relevantes e os aniversários dos personagens da editora. Mas o grande evento só se popularizou quando a história For the Man Who has Everything (Para o Homem que Tem Tudo, em tradução livre), que consta na edição Superman Annual n° 11, de 1985.

Excerto do calendário da DC Comics com datas importantes, como o aniversário do Superman em 29 de fevereiro.

Mas por que a DC escolheu justo essa data? A explicação é bastante simples: como o dia 29 de fevereiro só acontece a cada quatro anos, a editora usou essa “vantagem” para explicar o motivo por trás da aparência “jovem” do herói, mesmo que ele tenha aparecido em diversas gerações de histórias em quadrinhos (via Daily Planet DC).

Claro que a justificativa pode parecer um tanto quanto equivocada na vida real, afinal o processo de envelhecimento segue seu curso natural mesmo que o dia 29 de fevereiro não apareça todos os anos no calendário. Ainda assim, foi uma saída criativa divertida encontrada pela DC para explicar a ausência de rugas no rosto de Clark Kent.

Aproveite também: