One Piece: Equipe por trás da obra pede aos fãs que parem de enviar artes feitas por IA

Capa da Publicação

One Piece: Equipe por trás da obra pede aos fãs que parem de enviar artes feitas por IA

Por Flávia Pedro

One Piece é um dos animes e mangás mais amados e conceituados de todos os tempos e isso graças a Eiichiro Oda e toda a sua equipe criativa que, além de dar vida aos personagens, trabalha duro para entregar artes e roteiros incríveis. Desenhar não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, os artistas precisam realizar trabalhos árduos e muito estudo para aprimorar suas técnicas, além de conseguirem resultados de melhor qualidade e mais vivos. Tudo isso tem feito a equipe de One Piece não gostar muito de artes feitas por IA a comando dos fãs… Veja os detalhes a seguir!

Claramente os artistas e profissionais em geral não estão muito animados com a ascensão da Inteligência Artificial, principalmente quando o assunto são as artes. Sabe-se que a IA coleta informações de diversas artes feitas por pessoas reais para formar a sua, o que resulta em problemas com direitos autorais e muito mais. Isso levou a equipe por trás de One Piece a falar com os fãs sobre esse assunto.

O tema foi abordado através de uma nota adicionada no último volume do mangá (via ComicBook), onde a equipe editorial afirma que recebe inúmeras inscrições de fanarts feitas por IA e alertam os fãs para que parem de enviar essas obras geradas por Inteligência Artificial. Mas esse pedido tem um motivo: apenas artes originais podem ser adicionadas à galeria de fãs de One Piece!

One Piece

É possível para os fãs enviar suas artes para a equipe editorial de One Piece, seja através de cartas enviadas à Shueisha no Japão ou artes que foram enviadas online. Essa prática ajudou diversos artistas ao longo dos anos, principalmente a divulgar seu trabalho para públicos maiores, mas a IA tem atrapalhado.

O mangá original de One Piece é publicado pela Shueisha, enquanto no Brasil a obra é trazida pela Panini.

Confira também: