O Último Ancestral: Universo afrofuturista brasileiro ganha prévia gratuita de livro de RPG de mesa

Capa da Publicação

O Último Ancestral: Universo afrofuturista brasileiro ganha prévia gratuita de livro de RPG de mesa

Por Gabriel Mattos

Em um futuro alternativo, os ciborgues perseguiram todos que creem no divino, especialmente nos orixás. Este é o universo do livro O Último Ancestral, romance afrofuturista escrito pelo brasileiro Ale Santos. Depois de lançar A Malta Indomável, outro livro derivado no mesmo universo, e anunciar uma adaptação para o audiovisual, o autor lança um livro de RPG de mesa que mergulha o jogador em seu futuro distópico.

Como funciona um RPG afrofuturista?

Assim como o clássico Dungeons & Dragons, este jogo precisa apenas que os jogadores preencham uma ficha descrevendo seu personagem e da liderança de um Mestre do Jogo para acontecer. Todas as ferramentas para o início de uma partida estão sendo distribuídas gratuitamente pela editora Craftando Jogos em sua página oficial no formato do ebook O Último Ancestral RPG — Jogo Rápido.

Cada jogador poderá escolher entre cinco trampos, que funcionam como as classes tradicionais do gênero: hacker, mecânico, poeta digital, sacerdote e soldado do morro. Para solucionar os conflitos, o game utiliza dados simples de seis lados, que podem ser encontrados em qualquer jogo de tabuleiro, o que torna a aventura ainda mais acessível para quem ficar curioso.

Mais aventuras no Universo Ancestral

A editora ainda pretende lançar em breve uma campanha paga — isto é, a descrição completa de uma aventura — para que seja possível explorar uma história oficial neste universo, supervisionada pelo próprio Ale Santos. Para viabilizar a experiência completa, um financiamento coletivo será iniciado em breve na plataforma Catarse.

Leia também: