Marvel causa controvérsia ao adicionar novo nome entre criadores do Wolverine, entenda

Capa da Publicação

Marvel causa controvérsia ao adicionar novo nome entre criadores do Wolverine, entenda

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Wolverine é um dos personagens mais icônicos dos X-Men, se destacando na equipe e também em diversas aventuras solo. Por 50 anos as pessoas que eram creditadas como criadores do personagem eram Len Wein, Herb Trimpe e John Romita. Para Deadpool & Wolverine, próximo longa onde o personagem está presente, um novo nome foi adicionado a lista: Roy Thomas, o editor-chefe na época que o personagem foi criado, causando duras críticas de alguns artistas.

A informação foi revelada por Bobbie Chase a atual editora-chefe da Marvel em uma postagem no Facebook dizendo:

“Recentemente minha amiga e viúva de Len Widow, Christine Valada, recebeu uma ligação de um executivo da Marvel, David Bogart, informando que em Deadpool & Wolverine, Roy Thomas seria creditado como cocriador junto de Len Wein e John Romita e David disse que o negócio já estava fechado. Eu estava sentada na cozinha de Christine o último domingo enquanto ela me contava da ligação. Claro que ela está seriamente preocupada pelo legado de Len. Len foi extremamente importante para a indústria dos quadrinhos e esse legado foi mudado para pior, seis anos depois de sua morte.”

Chase não foi a única a se pronunciar sobre a mudanças, já que Rob Liefeld, criador do Deadpool disse que ficou extremamente chateado:

“Pessoal, queria dizer que Christine Valada, a viúva do grande Len Wein, me ligou na última segunda para compartilhar as notícias sobre Wolverine. Eu fiquei imediatamente perturbado e extremamente chateado. Eu estou enfurecido desde então. Eu recebi inúmeros pedidos nas últimas horas para me pronunciar sobre o assunto e eu vou. Acredite, está vindo. Eu só preciso de um pouco mais de tempo.”

Anúncio de Roy Thomas como co-criador de Wolverine foi alvo de muitas críticas de artistas

Por fim, Mark Waid, conhecido por trabalhar na Liga da Justiça e também em Demolidor explicou melhor a origem da controvérsia:

“Uma regra em quadrinhos: Editores não podem pegar o crédito de cocriador de um personagem que seus escritores e artistas criaram para ele. Jogar sugestões é parte do trabalho do editor. Mude minha mente, brincadeira, vocês nunca vão mudar minha opinião nisso.”

Alguns veículos tentaram entrar em contato com Roy Thomas, mas até o momento nenhum comunicado foi divulgado. Ao que tudo indica, com o lançamento de Wolverine & Deadpool teremos um novo nome na lista de criadores de Logan, algo que ainda pode gerar mais polêmica até o lançamento do longa no dia 26 de julho.

Confira também: