Jujutsu Kaisen: Você conhece o mito do Sukuna na vida real?

Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Você conhece o mito do Sukuna na vida real?

Por Flávia Pedro

Jujutsu Kaisen é um anime recheado de vilões memoráveis, dentre maldições e feiticeiros. Gege Akutame se inspirou em uma criatura mitológica japonesa real para dar origem a um dos principais antagonistas da série: Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições! Vem conhecer a história real por trás do personagem!

Você sabia que, além de ser um dos vilões dos animes mais populares da atualidade, Ryomen Sukuna também é uma figura conhecida na história e na mitologia do Japão? Ele foi mencionado pela primeira vez no livro chamado Nihon Shoki, escrito por volta de 720 dC e possui uma história que mistura a realidade e a mitologia, o que torna Sukuna um personagem real e, ao mesmo tempo, mitológico. (via Crunchyroll)

Ó Nihon Shoki. Imagem retirada da Biblioteca do Congresso.

Estátuas de Ryomen Sukuna no templo Senkoji em Takayama, na província de Gifu.

Ryomen Sukuna sempre é descrito como um ser humanoide com dois pares de braços e pernas, além de ter duas caras (bem similar ao que vemos em Jujutsu Kaisen). Já a sua índole varia de acordo com a história, já que em algumas ele é um vilão aterrorizante e, em outras, ele é considerado um herói!

A mitologia Hida, por exemplo, traz Sukuna como um herói que derrotou um dragão. Outras histórias o trazem como a encarnação de Kannon, um bodisatva budista que leva as pessoas até sua salvação. Podemos citar também o Templo Senkoji, que deificou Ryomen Sukuna e espalhou algumas estátuas dele pelo templo. E esse é o personagem cultural que inpirou Gege Akutami!

Confira também: