Investidor da Disney questiona elenco majoritariamente negro de Pantera Negra

Capa da Publicação

Investidor da Disney questiona elenco majoritariamente negro de Pantera Negra

Por Gus Fiaux

Enquanto a Disney está tendo problemas para emplacar novos sucessos na sala de cinema, outra batalha silenciosa está sendo travada nos bastidores, com o investidor Nelson Peltz fazendo uma grande campanha de lobby para ter um assento no conselho administrativo do estúdio – e agora, ele falou sobre seus incômodos com os filmes recentes da Casa do Mickey.

Peltz e sua companhia, a Trian Partnerscomeçaram uma campanha bilionária para tomar um lugar no conselho administrativo da Disney, no ano passado. Desde então, eles desistiram do plano mas voltaram com força total em 2024. Em entrevista ao Financial Times, Peltz declarou suas “boas intenções” e mandou um recado para Bob Iger, o atual CEO da Disney:

“A Disney é estúpida, porque não estou tentando demitir o [CEO] Bob Iger. Eu quero ajudá-lo. Nós não demitimos CEOs.”

Parte do motivo pelo qual os atuais membros do conselho da Disney não querem a entrada de Peltz e da Trian se dá pelo fato da empresa não ter nenhum conhecimento sobre o ramo audiovisual e cinematográfico. Peltz, no entanto, rebateu isso:

“Eles dizem que não sabemos nada sobre o mercado cinematográfico – e não afirmo que saibamos – mas acho que eles também não sabem, com cinco grandes fracassos seguidos. Eles perderam o primeiro lugar em animação, perderam em filmes. Talvez seja a hora de mudar a gerências dessas divisões.”

Vale ressaltar que 2023 foi um ano particularmente danoso para a Disney, com fracassos consecutivos como Wish: O Poder dos DesejosIndiana Jones e a Relíquia do Destino, além de As Marvels Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.

Comentários de Peltz foram direcionados aos fracassos recentes do estúdio, como As Marvels e Wish: O Poder dos Desejos.

Quanto a Kevin Feige, o atual presidente da Marvel Studios, Peltz declarou que não entende seu planejamento e já deixou claro sua posição na questão da representatividade no cinema, chegando a questionar um filme do Pantera Negra com um elenco majoritariamente negro ou As Marvels e sua trama centrada em mulheres:

“Eu não estou pronto para dizer isso, mas eu questiono o histórico dele. […] As pessoas vão ao cinema ou assistem uma série para se divertir, não para receber uma mensagem. Por que eu tenho que ver um filme da Marvel só com mulheres? Não que eu tenha algo contra mulheres, mas por que eu tenho que fazer isso? Por que não podemos ter ‘As Marvels’ com ambos [homens e mulheres]? Por que eu preciso de um elenco totalmente negro [para ‘Pantera Negra’]?”

Em resposta às declarações de Peltz, um representante da Disney disse: “Esse é exatamente o motivo pelo qual Nelson Peltz não deveria estar perto de uma empresa motivada pela criatividade”.

Abaixo, confira também: