A história do filme de João e Maria nunca feito pela Disney

Capa da Publicação

A história do filme de João e Maria nunca feito pela Disney

Por Jaqueline Sousa

Adaptações de João e Maria existem aos montes por aí, mas existe uma história do clássico conto infantil que a Disney teve que engavetar mesmo com a aprovação do próprio Walt Disney. Tudo começou com os Irmãos Sherman, uma dupla de compositores popular na época por seus filmes musicais — e era exatamente isso que eles queriam fazer com João e Maria.

Publicado pela primeira vez em 1812 pelos Irmãos Grimm, João e Maria é um dos contos mais populares da literatura. A trama acompanha dois irmãos que acabam se perdendo em uma floresta e que são enganados por uma bruxa após serem ludibriados com doces e guloseimas. A vilã, por sua vez, tem como meta cozinhá-los e comê-los, mas os dois conseguem escapar depois de empurrar a antagonista no forno.

A Disney, então, queria fazer uma versão só sua do clássico dos Grimms. Mas as coisas demoraram para começar a tomar forma, já que Walt Disney queria criar algo “original”. Entre indecisões envolvendo a compra dos direitos de uma versão musicada pelo compositor Engelbert Humperdinck e até mesmo esboços do Mickey e da Minnie como João e Maria (via Mouse Planet), o estúdio acabou optando por um musical live-action do conto.

História de João e Maria nunca ganhou adaptação completa pela Disney.

A ideia era trazer o roteirista A.J. Carothers para escrever a trama para um filme que acabaria se tornando um especial de televisão de 90 minutos. Foi justamente esse objetivo que acabou com qualquer chance do projeto sair dos papéis, conforme escrito por Richard Sherman no livro Walt’s Time: From Before to Beyond.

Segundo o compositor, as coisas aconteceram muito rápido: no final de 1966, ele e seu irmão já haviam feito seis músicas para o filme e o processo de produção estava para começar. Mas com o passar do tempo, a equipe percebeu que o projeto acabaria ficando caro demais, já que a trama exigia efeitos especiais que aumentariam o orçamento do longa.

Foi nessa época que Walt Disney, o maior entusiasta do longa de João e Maria, faleceu, o que abalou as estruturas do estúdio, fazendo com que o filme fosse cancelado eventualmente.

Aproveite também: