Disney não é o estúdio de maior bilheteria do ano pela primeira vez desde 2015

Capa da Publicação

Disney não é o estúdio de maior bilheteria do ano pela primeira vez desde 2015

Por Ygor de Oliveira Ferreira

A Disney, um estúdio que nos últimos anos tem se destacado nos cinemas, principalmente pelas produções do Universo Cinematográfico da Marvel e suas animações, parece não ter tido um ótimo 2023. Pela primeira vez desde 2015 ela não está em primeiro lugar, sendo superada pela Universal, segundo informações divulgadas pela Variety.

Segundo o site, a Universal foi o estúdio de maior bilheteria do ano, por causa de produções como Super Mario Bros. O Filme, Oppenheimer e M3GAN, reunindo um total de U$4,907 bilhões mundialmente. A Disney está logo atrás em segundo lugar com o total de U$ 4,827 bilhões, um número bem próximo da Universal.

Entre suas produções de destaque estão Guardiões da Galáxia Vol. 3, Indiana Jones e o Chamado do Destino e a Pequena Sereia. Em terceiro lugar está a Warner com U$ 3,84 bilhões devido a produções como Barbie e A Freira 2.

A Universal foi o estúdio com a maior bilheteria de 2023

Além de não ser o estúdio de maior bilheteria do ano, a Disney também não apresentou nenhum longa no top 3 filmes mais lucrativos do ano, sendo a primeira vez desde 2014. A lista é formada por Barbie, com U$ 1,4 bilhão, Super Mario Bros. O Filme com U$ 1,3 bilhão e Oppenheimer com U$ 950 milhão.

O maior sucesso da Disney em 2023 foi Guardiões da Galáxia vol. 3 com U$ 845 milhões, mas durante o ano o estúdio apresentou muitos produções que não atingiram suas expectativas, como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e As Marvels, que acabaram abrindo espaço para que a Universal chegasse na primeira posição.

Confira também: