Disney e Universal contrataram lobistas para acompanhar legislação sobre IA

Capa da Publicação

Disney e Universal contrataram lobistas para acompanhar legislação sobre IA

Por Leo Gravena

A Walt Disney Co. e a NBCUniversal estão pagando lobistas, profissionais que representam o interesse de empresas junto ao poder público, para acompanhar uma legislação que iria impedir que essas e outras grandes empresas continuassem a usufruir de redução de impostos dadas pelo governo caso utilizassem Inteligência Artificial em suas produções.

As reduções nos impostos são dadas pelo governo de cada estado americano para estúdios gravarem filmes e séries em seus estados, dessa forma gerando mais empregos e oportunidades comerciais na área. Com diversas discussões em torno de Inteligência Artificial, especialmente devido a greve dos atores e roteiristas dos EUA, o tema está cada vez mais comum e até o momento existem pouquíssimas legislações envolvendo a tecnologia.

De acordo com o Bloomberg, tanto a Walt Disney Co. e a NBCUniversal contrataram empresas de lobby em Albany, Nova York, para ficar de olho no projeto de lei S.B. 7422, que recentemente foi apresentado ao Senado estadunidense. A informação é oficial e vem da Comissão de Ética e Lobby do Governo dos EUA, que permite que empresas usem lobistas para acompanhar e influenciar decisões do governo desde que monitoradas.

Até o momento, nenhuma das duas empresas se posicionou de forma pública sobre o assunto, mas elas possuem claras motivações financeiras para acompanhar de perto o projeto de lei, já que ele pode ditar muito de como estúdios tratarão a Inteligência Artificial no futuro, dado o fato de que a redução de impostos dada pelo governo, tanto federal quanto estadual, é um fator importante na hora de gravar qualquer produção.

Aproveite e confira: