Denis Villeneuve, diretor de Duna, diz que a televisão “corrompeu” o cinema

Capa da Publicação

Denis Villeneuve, diretor de Duna, diz que a televisão “corrompeu” o cinema

Por Jaqueline Sousa

Prestes a retornar às telonas com Duna: Parte 2, o diretor Denis Villeneuve concedeu uma entrevista ao The Times London onde refletiu sobre a indústria cinematográfica na atualidade. De acordo com o cineasta, a sétima arte foi “corrompida” pela televisão, já que o sucesso de produções seriadas fez com que muitos executivos da área tentassem replicar a mesma fórmula nas telonas.

Villeneuve explicou seu ponto de vista dizendo que o cinema deveria apostar em obras mais experimentais, frisando que não acredita que diálogos em filmes sejam mais importantes do que a imagem propriamente dita:

“Francamente, odeio diálogo. Diálogo é para o teatro e para a televisão. Não me lembro de filmes por causa de uma frase boa, me lembro deles por causa de uma imagem forte. Não estou nem um pouco interessado em diálogo. A imagem e o som, esses são os poderes do cinema, mas isso não é algo óbvio quando você assiste a filmes hoje em dia. Filmes foram corrompidos pela televisão.”

O diretor de Duna ainda completou sua declaração falando que, adoraria fazer um filme em que o público não sentiria falta de diálogos:

“Em um mundo perfeito, eu faria um filme interessante que não iria parecer um experimento, mas que também não iria ter uma única palavra também… As pessoas sairiam do cinema e diriam: ‘Não teve diálogo?’ Mas eles não sentiriam a falta disso.”

Denis Villeneuve, conhecido por seu trabalho em Duna, diz que cinema foi corrompido pela televisão.

Conhecido por seu trabalho no gênero de ficção científica, como A Chegada (2016) e Blade Runner 2049 (2017), Denis Villeneuve assumiu o comando da nova adaptação de Duna, lançada em 2021, recebendo uma forte aclamação do público e da crítica especializada por seus visuais impressionantes.

O cineasta retorna a esse universo com Duna: Parte 2, um dos filmes mais aguardados de 2024 que estreia em 29 de fevereiro com Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh, Rebecca Ferguson e muito mais no elenco.

Aproveite também: