Consumo de animes continua crescendo globalmente, diz relatório 

Capa da Publicação

Consumo de animes continua crescendo globalmente, diz relatório 

Por Flávia Pedro

Que os animes estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo, os fãs de cultura pop já notaram. Mas recentemente um relatório anual da Associação de Animações Japonesas revelou que, em 2023 (e após a pandemia do COVID-19), a indústria está crescendo cada vez mais a cada ano, principalmente de maneira internacional.

O relatório anual observou que, apesar da crescente popularidade dos animes e da quebra de diversos recordes anuais, o mercado internacional foi um dos principais fatores que colaboraram para a obtenção de resultados tão positivos. Chegou-se a pensar que o mercado internacional poderia até mesmo passar o mercado japonês, mas os números desmentiram a teoria, já que os lucros no Japão “excederam o mercado internacional em 9,3 mil milhões de ienes”

O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, consagra sucesso de animes entre o público, por exemplo.

Com o relatório, também foi revelado que o mercado internacional absorve metade do lucro global, já que soma diversas formas de transmissão, como televisão, filmes, streaming e muito mais (via ComicBook).

Outro ponto que parece ajudar as animações japonesas é que grandes estúdios americanos como a Disney e Pixar não estão mais sendo grandes atrações de bilheterias, enquanto os filmes que fazem parte do universo dos animes recebem um reconhecimento global.

Exemplo disso é o próprio Oscar, que premiou O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, como a Melhor Animação. Além disso, esse relatório também mostrou que tanto os custos de produção, como os lucros, continuam a crescer em todo o globo. Mas é um equilíbrio que o mercado de animes precisa ficar atento, afinal: até quando essa crescente vai continuar e como o mercado vai lidar quando isso acabar?

Confira também: