Christopher Nolan não escreveu e não entendeu a frase mais citada de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Capa da Publicação

Christopher Nolan não escreveu e não entendeu a frase mais citada de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Por Leo Gravena

Uma das frases mais citadas de Batman: O Cavaleiro das Trevasde 2008, certamente é “ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão”, dita por Harvey Dent (Aaron Eckhart) no filme dirigido por Christopher Nolan, porém o diretor se diz atormentado por não ter escrito a frase e não ter entendido seu significado no momento em que o longa foi feito.

Em entrevista com o Deadline, Nolan disse se sentir “atormentado” pela citação, que foi escrita por seu irmão, Jonathan Nolan. O diretor revelou:

“Sou atormentado por uma linha de O Cavaleiro das Trevas e eu sou atormentado porque eu não a escrevi,” disse. “Meu irmão [Jonathan] escreveu.  E me mata porque é a linha que mais ressoa e, naquela época, eu nem mesmo a entendi”. 

O diretor garante que agora ele compreende o que seu irmão queria dizer com a frase em específico.

“Ele diz, ‘você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão’. Eu li isso no rascunho e fiquei tipo, ‘certo, vou manter isso ai, mas eu não sei realmente o que significa. Isso realmente é algo?’ E então, com o passar dos anos desde que o filme saiu, parece cada vez mais real e real. Nessa história, é absolutamente isso. Os eleve, os destrua. É a maneira que tratamos as pessoas”. 

Cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Christopher Nolan é um dos favoritos para levar o Oscar de Melhor Direção por Oppenheimer no Premio da Academia esse ano, confira todos os indicados aqui.