Christopher Nolan quer fazer um filme de terror

Capa da Publicação

Christopher Nolan quer fazer um filme de terror

Por Gus Fiaux

Um dos cineastas mais prestigiados da atualidade, Christopher Nolan entregou um de seus maiores sucessos no ano passado, com Oppenheimer. Agora, conforme o filme concorre em diversas categorias do Oscar (incluindo Melhor Filme e Melhor Direção), o cineasta fala um pouco sobre seus planos para o futuro!

Recentemente, Nolan esteve em um evento no Instituto Britânico de Cinema (BFI), onde foi questionado por uma pessoa da plateia sobre a possibilidade de dirigir um filme de terror no futuro. Nolan respondeu (via Variety):

“‘Oppenheimer’ tem elementos de horror, definitivamente, e eu acho que é apropriado para o tópico. Acho que filmes de terror são muito interessantes porque eles dependem de certos dispositivos cinematográficos, é realmente sobre uma reação visceral às coisas e, em certo ponto, eu adoraria fazer um filme de terror. Mas acho que um bom filme de terror requer uma ideia muito excepcional. E essas são poucas. Então, eu ainda não encontrei nenhuma história que me motive a isso.”

Ressaltando as palavras do cineasta, apesar de Nolan ainda não ter dirigido nenhum filme do gênero, várias de suas obras tocam em elementos próprios do cinema de horror, como Amnésia Oppenheimer – que usam e abusam do componente psicológico para mostrar a mente fragmentada de seus protagonistas.

Vários filmes de Nolan incorporam elementos de horror psicológico, como Amnésia e o recente Oppenheimer.

Nolan continuou, falando sobre o que o atrai no gênero do horror:

“Eu acho que é um gênero muito interessante do ponto de vista cinematográfico. É também um dos poucos gêneros onde os estúdios fazem vários desses filmes, e são filmes com muita tristeza e abstração. Eles possuem muitas das qualidades que Hollywood resiste em colocar em seus filmes, mas esse é um gênero onde essas qualidades são permitidas.”

Vale ressaltar que Nolan já está trabalhando em seu próximo projeto, parte do acordo que ele fez com a Universal ao deixar a Warner Bros. para dirigir longas para o estúdio. Ainda não temos informações a respeito do enredo, elenco ou até mesmo o título do longa.

Abaixo, veja também: