Cate Blanchett acredita que aviso de gatilho é “falta de respeito”

Capa da Publicação

Cate Blanchett acredita que aviso de gatilho é “falta de respeito”

Por Jaqueline Sousa

Enquanto muita gente pede para que produções artísticas contem com um “aviso de gatilho” — ferramenta usada no início de filmes, séries, livros e outros par alertar que determinado conteúdo naquela obra pode provocar crises de ansiedade, por exemplo — Cate Blanchett não concorda com a utilização do recurso. Em entrevista ao The Sunday Times, a atriz disse que o acha “desrespeitoso”.

Usando o filme Tár (2022) como exemplo, longa em que interpreta uma maestra e compositora com um passado polêmico e opiniões controversas nas costas, Blanchett comentou que, na sua visão, as pessoas estão com medo de ter “conversas difíceis” e que usar essas advertências demonstra uma “falta de respeito” entre as partes envolvidas.

“Culturalmente, temos pavor de conversas difíceis”, Cate Blanchett disse ao The Sunday Times. “De chefe para funcionário. De funcionário para chefe. De amigo para amigo. Mas nós precisamos delas. Nós falamos sobre uma franqueza radical, mas quando há um aviso de gatilho antes de algo, você está sugerindo que há uma falta de respeito mútuo ou que a temática não foi propriamente investigada.”

Cate Blanchett usou Tár como exemplo para falar sobre avisos de gatilho em produções artísticas.

Blanchett ainda completou sua declaração falando sobre como gosta da sensação de não saber o que esperar de uma obra, independente do formato. Como exemplo, ela usou Barbican Theatre, um teatro localizado em Londres, relatando que se sente bem em estar ao lado de “pessoas desconhecidas no escuro, coletivamente comprometidas a assistir àquilo” para, então, discutir suas temáticas.

“Isso pode ofender você. Isso pode desafiar você. Você pode rir exageradamente. Você só não sabe, mas vai se render ao que vem por aí”, Blanchett afirmou.

Com uma carreira consolidada em Hollywood, Cate Blanchett tem duas estatuetas do Oscar em sua bagagem, e chamou atenção do público e da crítica especializada mais uma vez com sua impressionante performance em Tár, filme de Todd Field. Agora, a atriz está prestes a estrelar Borderlands, adaptação da franquia de jogos homônima que estreia em 8 de agosto nos cinemas.

Aproveite também: