Bong Joon-ho, diretor de Parasita, e artistas coreanos pedem investigação da morte de Lee Sun-kyun

Capa da Publicação

Bong Joon-ho, diretor de Parasita, e artistas coreanos pedem investigação da morte de Lee Sun-kyun

Por Leo Gravena

Bong Joon-ho e outros cineastas e artistas da Coreia do Sul estão pedindo uma investigação sobre a morte do ator Lee Sun-kyun, com quem o diretor vencedor do Oscar trabalhou no aclamado ParasitaA morte do ator foi anunciada em 27 de dezembro, com o ator tendo sido encontrado em seu carro em um aparente suicídio.

A morte ocorreu após um terceiro dia de interrogatório de mais de 19 horas da Policia Coreana sob a suspeita de uso de drogas ilícitas no pais pelo ator. Lee Sun-kyun havia se declarado inocente e chegou a pedir um teste de detecção de mentira, tendo chegado a perder papéis por causa da investigação.

Agora, Bong Joon-ho junto da Associação Cultural pela Solidariedade de Artistas (tradução-livre) – uma nova organização composta por 29 grupos culturais de arte que incluem o Festival de Filmes de Busam e a Associação de Produtores de Entretenimento da Coreia – divulgou um comunicado (via Korea Herald), anunciando uma coletiva de imprensa na próxima sexta-feira, 12, pedindo que as autoridades e mídia ajudem a evitar que mortes similares aconteçam. O comunicado diz:

“Isso não deveria acontecer novamente. Nós vamos pedir que investigadores oficiais descubram a verdade, que meios de comunicação apaguem artigos que não se encaixem em sua função como mídia, além de insistir que as autoridades revisem a lei para proteger os direitos humanos de artistas”. 

Lee Sun-kyun em cena de Parasita

Até o momento, as autoridades coreanas se recusaram a dar mais detalhes do óbito. No entanto, uma agência de notícias sul-coreana, a Yonhap, alega que a família do ator teria dado entrada em um processo de buscas na manhã da quarta-feira, quando o ator saiu de casa deixando uma mensagem que parecia uma carta de suicídio.

Lee Sun-Kyun ficou mais conhecido pelo papel de Park Dong-ik em Parasita, o patriarca da família rica para qual a Família Kim vai trabalhar. Pelo seu papel, ele recebeu – junto dos outros atores do filme – o prêmio de Melhor Elenco pelo Screen Actors Guild Awards, a premiação exclusiva do Sindicato dos Atores.