Alien: Romulus – Diretor explica linha do tempo do novo filme

Capa da Publicação

Alien: Romulus – Diretor explica linha do tempo do novo filme

Por Gus Fiaux

Na última terça-feira (20), foi divulgado o primeiro trailer oficial de Alien: Romulus, mostrando um novo grupo de personagens lidando com a invasão do Xenomorfo. O longa, dirigido por Fede Álvarez, promete ligar vários filmes da franquia criada por Ridley Scott, e agora temos novas informações a respeito da linha do tempo e todas as conexões que o longa pode trazer com os outros Alien.

Em uma entrevista ao Games Radar, Álvarez confirmou que Alien: Romulus se passa 20 anos após o primeiro filme“. Vale lembrar que Alien: O Oitavo Passageiro se passa no ano de 2122, o que faz com que Romulus seja ambientado em 2142. Por fim, Aliens: O Resgate se passa em 2179, mais de três décadas após os eventos do novo capítulo.

Na mesma entrevista, Álvarez explicou por que a tecnologia parece tão rudimentar no trailer, contrariando o que já vimos em filmes como Prometheus Alien: Covenant – os dois capítulos mais recentes da saga:

“A tecnologia no mundo de ‘Alien’ pode mudar drasticamente, mas não acho que seja dependente do tempo. É dependente do local. De onde você está. Então os personagens desse filme e do mundo são operários e trabalhadores braçais. A tecnologia ainda é muito analógica. E veja bem, eu sou uma criança dos anos 80. Qualquer monitor com alguns problemas de VHS coloca muita alegria no meu coração.”

Na trama, acompanharemos um grupo de operários em um planeta colonizado tendo que lidar com o Xenomorfo e outros invasores alienígenas. Há uma cena no trailer que mostra um ataque generalizado dos facehuggers – os seres que “se prendem” ao rosto de pessoas e inseminam nelas o próprio Xenomorfo.

Pôster de Alien: Romulus

Em outra entrevista ao IGN, Álvarez também disse que o filme terá várias conexões com os outros filmes da franquia – e que muitos fãs vão ficar bem felizes com isso:

“Esse filme funciona se você não tiver visto nenhum outro, você vai se divertir. Mas se você assistiu, você será aquela pessoa no cinema que não cala a boca, falando com a pessoa ao seu lado e dizendo tipo: ‘isso é daquele filme e isso é desse outro, e eles falaram isso por causa daquilo’. E você vai achar um bilhão de coisas que conecta com os outros filmes, em relação à história, aos personagens e à tecnologia.”

O cineasta, que já é versado em revitalizar franquias clássicas de horror graças ao excelente A Morte do Demônio, disse que queria fazer de tudo para que Alien: Romulus não quebrasse o cânone ou a lógica dos filmes anteriores:

“Fizemos loucuras para garantir que as coisas estavam no cânone e não estávamos contradizendo ou bagunçando [a linha do tempo]. É muito especial quando você ama alguns filmes e sai um filme e faz referências a eles e você se sente como a única pessoa no cinema que pode estar entendendo a referência. É assim que parece. É realmente feito sob medida para você. Essa foi minha meta para os fãs por aí, que eles tenham a experiência pela qual estavam esperando.”

Com estreia prevista para agosto desse ano, Alien: Romulus traz, em seu elenco, nomes como Cailee Spaeny (de Priscilla), David Jonsson (de Rye Lane), Archie Renaux (de Sombra e Ossos), Isabela Merced (de Superman) e Spike Fearn (de Aftersun).

Alien: Romulus estreia em agosto de 2024.

Abaixo, confira também: