The Last of Us : Música importante do game pode ser substituída na série para evitar problemas na cronologia

Capa da Publicação

The Last of Us : Música importante do game pode ser substituída na série para evitar problemas na cronologia

Por Flávia Pedro

Em The Last of Us Part II, a música funciona como um catalisador de fortes emoções ao longo da trama. As canções foram escolhidas a dedo para comunicar sentimentos complexos entre personagens, porém, devido a mudanças na linha do tempo da história na adaptação em série da HBO, pode ser que uma canção importante fique de fora da segunda temporada. De acordo com Neil Druckmann, co-criador de The Last of Us, “Future Days” do Pearl Jam não deve ser tocada na continuação da série.

No jogo original, a trama acontece em 2033, cerca de 20 anos após uma infecção parasitária ter se alastrado em 2013, ano de lançamento do game, e ter devastado toda a humanidade. O jogo recebeu uma sequência em 2020, a citada The Last of Us Part II, que se inicia com uma versão acústica da música “Future Days“, onde Joel revela seus sentimentos para Ellie.

Como consequência, a música se tornou um tema importantíssimo reproduzido diversas vezes ao longo do jogo. Porém, a música foi lançada no álbum do Pearl Jam, intitulado Lightning Bolt, em 2013 — meses antes do lançamento do game. E por que esse detalhe seria um problema?

Acontece que a adaptação para a TV da série acabou alterando a linha do tempo do jogo para alinhar o momento presente da história com o nosso próprio presente. Ou seja, a primeira temporada se passa no ano de 2023 e o surto apocalíptico aconteceu em 2003. Neste universo, a música chave da 2ª temporada, que adapta Part II, sequer chegou a ser criada.

Veja a seguir o vídeo compartilhado no Twitter (@TheLastofUsNews) onde o assunto é abordado pelo Druckman (em inglês):

https://twitter.com/TheLastofUsNews/status/1640448394144391178?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1640448394144391178%7Ctwgr%5Ee4858f4ca02b337e7a150bc646fd406fa4185844%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.cbr.com%2Fthe-last-of-us-joel-ellie-pearl-jam-song-change%2F

Druckmann falou sobre isso durante uma entrevista recente que deu ao Kinda Funny. Segundo o co-criador (via CBR):

“Eu diria que não tomamos uma decisão… Mas conversamos sobre isso exatamente por esses motivos que você mencionou, que agora não faz sentido para Joel conhecer aquela música”, disse ele. “Agora, poderíamos dizer: ‘Ok, é uma dimensão paralela e a música saiu antes’… Há maneiras, mas isso parece um pouco como uma trapaça. Vou dizer que o Pearl Jam especificamente… Agora, tipo, até mais ainda, foi enraizado na história e no mundo de The Last of Us que, se não fizermos essa música, bem, há outras músicas que poderíamos usar.”

Mas e você, o que acha dessa mudança na trilha sonora? Dá pra deixar passar ou é um marco muito importante e estragaria a experiência dos fãs do jogo se fosse alterado? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: