The Last of Us: Bill e Frank possuem uma história bem diferente nos jogos, entenda

Capa da Publicação

The Last of Us: Bill e Frank possuem uma história bem diferente nos jogos, entenda

Por Leo Gravena

Em The Last of Us acompanhamos a jornada de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) pelos Estados Unidos enquanto acabam desenvolvendo uma relação bastante paternal. O terceiro episódio da série da HBO, intitulado “Long, Long Time” (“Muito, muito tempo” em tradução livre) apresenta Bill e Frank, Nick Offerman e Murray Bartlett, respectivamente – dois personagens que possuem uma história bastante diferente no jogo.

Qual a história de Bill e Frank no jogo?

No jogo de 2013, Bill e Frank moravam juntos na cidade de Lincoln, a dupla sobreviveu quase duas décadas juntos na cidade. Quando Joel e Ellie chegam no local, contudo, apenas Bill está por lá, já que Frank o deixou – roubando vários suprimentos e a bateria de carro da qual Joel estava atrás.

A história dos personagens não possui um final feliz, no entanto. Enquanto Bill continua um sobrevivencialista paranóico, Frank, ao tentar fugir é mordido diversas vezes por um grupo de infectados. Dessa forma, ele acaba se enforcando para não se tornar infectado, deixando uma carta para Bill dizendo que o odiava.

Anteriormente no jogo, Frank é citado na nota de um contrabandista, que pode ser encontrada próximo de um cadáver logo após os eventos no Capitólio e a morte de Tess. A nota diz que Frank havia feito um acordo com ele para conseguir entrar na Zona de Quarentena de Boston com documentos falsos, deixando claro que ele sabia o que estava fazendo.

Bill e Joel nos games, após encontrarem o cadáver de Frank.

A nota de Frank

Diferente da série, o jogador não conhece Frank, e toda a sua história e desenvolvimento vem de bilhetes encontrados na cidade e conversas com Bill. Um dos artefatos mais importante é o bilhete bastante agressivo que ele deixa para Bill – que o jogador pode escolher se irá ou não mostrar para ele. A nota diz:

“Bem, Bill. Eu duvido que você vá encontrar essa carta porque você sempre teve muito medo de vir para essa parte da cidade. Mas se por algum motivo você vier, eu quero que você saiba que eu te odeio demais. Eu cansei dessa cidade de merda e seus hábitos diários. Eu queria mais da vida do que isso e você nunca entendeu isso.

 

E aquela bateria estúpida da qual você vivia falando – eu peguei ela. Mas acho que você estava certo. Tentar sair dessa cidade vai me matar. Ainda assim é melhor que passar outro dia com você. Boa sorte, Frank”.

Nota de Frank é um dos artefatos encontrados no game.

O game em si não traz muito do relacionamento dos personagens, exceto que eles eram “parceiros” e viviam juntos. Sua sexualidade e vida amorosa nunca é explicitamente reconhecida, ainda assim, é claro para qualquer jogador que os dois tinham um envolvimento romântico.

Enquanto na série temos um aviso diferente de Bill sobre como ele e Joel existem apenas para cuidar das pessoas – ao falar sobre Frank no video game, Bill é muito mais cínico e deixa um aviso para Joel:

“Era uma vez, eu tinha alguém com quem me importava. Um parceiro. Alguém de quem eu cuidava. E nesse mundo, esse tipo de coisa vai acabar te matando”.

Bill e Frank vivem uma vida inteira juntos na série

As principais diferenças entre Bill e Frank no jogo e na série

Enquanto no jogo vemos apenas o momento após o término dos personagens, a série nos dá uma bela história de romance focada nos principais pontos de seu relacionamento. Com Bill, principalmente, sendo bastante alterado.

Enquanto no jogo ele continua bastante focado na própria sobrevivência e ajuda Joel por seus próprios motivos, o que vemos no episódio focado no personagem é ele tendo uma vida bastante completa e feliz, percebendo que o que mais importa é proteger a pessoa que ele ama – que este é o seu propósito.

A série também faz uma evolução bastante interessante com o personagem – que começa como um sobrevivencialista, mas após envelhecer, percebe que não existe mais sentido continuar sobrevivendo sem Frank. Como ele explica para Joel na carta que deixou para o contrabandista encontrar, o importante é cuidar daqueles que você ama.

Após o capítulo do jogo em Lincoln, não temos mais notícias sobre Bill, que continua vivo após Joel e Ellie deixarem a cidade. Após o sucesso dos personagens na série, contudo, muitos fãs já esperam que eles retornem em algum flashback da segunda temporada – que já está confirmada.

The Last of Us é exibido aos domingos na HBO e HBO Max.

Confira também: