Tenoch Huerta, o Namor da Marvel, é acusado de assédio sexual

Capa da Publicação

Tenoch Huerta, o Namor da Marvel, é acusado de assédio sexual

Por Gus Fiaux

Tenoch Huerta fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel no ano passado, dando vida a Namor em Pantera Negra: Wakanda para Sempre. No entanto, após toda a fama que veio com o papel, o astro mexicano acaba de ser acusado de violência sexual. As informações são do jornal mexicano Reforma.

As acusações partiram de María Elena Ríos, uma importante musicista e ativista mexicana, que ganhou espaço na mídia após ter sofrido uma tentativa de feminicídio de um ex-namorado. Ela fez as acusações em uma série de posts em seu Twitter, onde explicou os motivos por ter se afastado do coletivo Poder Prieto, um grupo dedicado à luta contra o racismo.

Ríos teria ficado enfurecida depois que o grupo postou um podcast com a participação dela, mesmo após sua saída da organização. Quando membros do Poder Prieto vieram dissuadi-la, Ríos os acusou de proteger Tenoch Huerta, e disse que ele é um violento “predador sexual“:

“Eu deixei bem claro para eles, quando deixei o grupo, que eles protegem o predador sexual e violento que é o Tenoch Huerta, e é por isso que eles não publicaram nada sobre mim. Eles ainda foram atrás de mim em um concerto, para evitar escândalos para o filme da Marvel [de Huerta].”

Até o presente momento, representantes da Marvel Studios ou do próprio Tenoch Huerta não comentaram sobre o assunto. Não sabemos também se a questão chegará à justiça, e se María Ríos vai tentar processá-lo oficialmente.

Tenoch Huerta em sua vinda ao Brasil.

María Elena Ríos é uma renomada saxofonista mexicana, que acabou se tornando o centro de diversas notícias em 2019, quando seu ex-namorado, junto de dois outros homens, jogou ácido em seu rosto. Ela ficou hospitalizada por seis meses, tratando os ferimentos na face, e desde então se tornou uma ativista que busca equiparar a violência com ácidos contra mulheres (um crime que tem ficado muito comum no México) à tentativa de feminicídio.

Foi através desse ativismo que ela se associou ao Poder Prieto, organização que serviu de ponte entre ela e Tenoch Huerta. Em suas declarações nas redes sociais, ela continua:

“É muito difícil falar sobre o abuso emocional e o abuso de poder de um predador sexual que é amado no mundo todo por interpretar um personagem em um filme, igual o Tenoch Huerta. Ele é encantador em aparência, é a marca de um narcisista, além de uma boa dose de vitimização. […] ‘E por que você não denunciou?’, dizem aqueles que vivem num país de machos, onde a justiça é inalcançável, onde eles quase te matam e ainda não acreditam em você, ou a justiça não chega. E não, eu não quero ficar famosa. E não, eu não quero dinheiro porque eu sei trabalhar.”

Ainda não se sabe quais providências serão tomadas neste caso, mas tudo indica que a Marvel Studios pode entrar em apuros, especialmente após outro astro do estúdio ter sido acusado de violência doméstica há pouco tempo. Caso as acusações de Ríos sejam comprovadas, o futuro de Huerta no MCU pode ser incerto.