Studio Ghibli: O significado por trás do nome do estúdio japonês

Capa da Publicação

Studio Ghibli: O significado por trás do nome do estúdio japonês

Por Ygor de Oliveira Ferreira

O Studio Ghibli foi fundado em 1985 e é responsável por uma infinidade de filmes de sucesso que até hoje marcam o coração dos fãs. Seja Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro ou A Viagem de Chihiro é impossível não reconhecer o estilo artístico impecável do estúdio. Mas muitas pessoas questionam o motivo do nome Ghibli, e existem algumas explicações por trás desse nome.

A palavra Ghibli tem origem arábica que significa “um vento ferozmente quente”. Muitos teorizam que como o estúdio queria trazer novos ares para a indústria dos animes, o nome combina muito bem com a ideia. O outro possível motivo pelo nome é ligado diretamente com Hayao Miyazaki, cofundador do estúdio e diretor de vários filmes. Em diversas produções do estúdio, como Porco Rosso e Vidas ao Vento, temos a presença importante de aviões, sejam eles reais ou não.

Com isso, muitos acreditam que o nome Ghibli venha do avião italiano da segunda guerra mundial, chamado de Ca.309 Ghibli, que também usa o nome para simbolizar um vento quente. Apesar do significado da palavra e das diversas teorias, várias pessoas durante os anos perguntaram para Miyazaki sobre a origem do nome, onde o diretor respondeu que escolheu um nome aleatório e não existe nenhuma grande história por trás disso.

O nome Ghibli significa vento ferozmente quente

Miyazaki havia anunciado sua aposentadoria em 2013, mas esse ano decidiu dirigir um novo filme que chegou aos cinemas japoneses em julho. Não foram revelados muitos detalhes sobre a produção até sua estreia, apenas um pôster que trazia somente uma criatura parecida com um pássaro. A produção chamada de O Menino e a Garça recebeu algumas imagens adicionais quando a estreia ocidental do longa foi anunciada, mas ainda sem muitos detalhes.

O Menino e a Garça ainda não tem previsão de chegar no Brasil.

Confira também: