Como começar a assistir Star Trek?

Capa da Publicação

Como começar a assistir Star Trek?

Por Pedro Carrijo

Star Trek, ou Jornada nas Estrelas, é uma das mais conhecidas e longínquas franquias da cultura pop. A saga conta com diversas séries, animações e filmes que abraçam todo e qualquer tipo de público. Desde sua criação em 1964, a obra passou nas mãos de vários diretores, produtores e elenco diferentes, mas nunca perdeu sua essência e continuou conquistando fãs pelo mundo todo.

Por conta desse longo catálogo de produções, muitas pessoas ficam perdidas no meio da linha cronológica extensa e acabam não acompanhando a franquia. Dessa forma, separamos uma lista que pode te ajudar a traçar um caminho para começar a entender e assistir Star Trek.

Mas antes de começarmos, é importante destacar que não existe uma ordem correta e oficial para assistir as obras. Isso depende do gosto e da experiência pessoal de cada espectador.

Ordem Cronológica

Uma das melhores maneiras de começar a assistir Star Trek é pela ordem cronológica dos acontecimentos do universo. O desenvolvimento da franquia começou no ano de 1964, com o piloto cancelado da série clássica, The Cage, onde vemos uma das primeiras aventuras de Capitão Pike e o Primeiro Oficial Spock, vivido por Leonard Nimoy, a bordo de uma das naves mais famosas da cultura pop: USS Enterprise.

O episódio foi escrito pelo criador da franquia, Gene Roddenberry, mas a ideia foi rejeitada pela NBC por achar “intelectual demais” para a época, já que retratava uma ficção-científica mais cabeça e menos atrativa para o público infantil, o qual era destinado a maioria das produções desse estilo no início dos anos 1960. Porém, depois de uma longa briga interna entre Roddenberry e a emissora, Star Trek sofreu uma reformulação, onde o protagonista da série foi trocado e tivemos pela primeira vez o icônico Capitão Kirk, interpretado por William Shatner.

Após a sua reestruturação, a série foi ao ar oficialmente em 1966, inaugurando uma das maiores sagas de todos os tempos. Além de Shatner, Leonard Nimoy retornou para o papel de Spock, ao lado de Nichelle Nichols como Uhura, DeForest Kelley como Dr. McCoy, George Takei como Sulu, James Doohan como Scott e Walter Koenig como Chekov. Essa tripulação da USS Enterprise embarcou em uma jornada que durou apenas três temporadas, mas seu legado é eterno, gerando novas produções da franquia até hoje.

Vale destacar que a série foi extremamente importante para o contexto social e político da época, já que pela primeira vez na TV aberta americana tivemos um branco, uma negra, um russo, um japonês como personagens principais em uma grande produção. Além disso, o seriado contou com o primeiro beijo interracial da televisão com Capitão Kirk e a Tenente Uhura.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento das produções entrou em um ritmo muito acelerado, e Star Trek: A Série Clássica, como é conhecida entre os fãs, deixou de ser a primeira na linha cronológica de Jornada nas Estrelas.

Dessa forma, separamos uma lista de produções e onde você pode encontrá-las para assistir na ordem de acontecimentos da franquia:

Star Trek: Enterprise (série)

  • Lançamento: 2001 – 2005
  • Número de temporadas: 4
  • Onde assistir: Netflix e Paramount+

Nessa série vemos a origem da Federação dos Planetas Unidos, o começo da Frota Estelar e vários outros elementos que foram importantíssimos no cânone da franquia.

Star Trek: Discovery (série)

  • Lançamento: 2017 – 2022
  • Número de temporadas: 4
  • Onde assistir: Paramount+

Essa é uma das produções mais recentes do universo de Jornada nas Estrelas. Dando continuidade aos eventos de Star Trek: Enterprise, a série mostra os desdobramentos da guerra da Federação contra o Império Klingon, uma raça guerreira que aparece em toda saga. Nesse seriado, são apresentados muitos personagens excepcionais para o entendimento de universo. Vale destacar que a terceira e a quarta temporada trazem histórias do futuro da franquia. Se quiser encaixá-las na cronologia, basta você assistir depois dos filmes de Star Trek: Nova Geração.

Star Trek: Strange New Worlds (série)

  • Lançamento: 2022 – 2023
  • Número de temporadas: 2
  • Onde assistir: Paramount+

Nesse seriado, vemos as aventuras do Capitão Pike, interpretado por Anson Mount, a bordo da USS Enterprise. Os eventos apresentados se encaixam antes do piloto cancelado da série dos anos 1960. Vale lembrar que essa obra é o último lançamento da franquia. 

Star Trek: A Série Clássica (série)

  • Lançamento: 1966 – 1969
  • Número de temporadas: 3
  • Onde assistir: Netflix

Finalmente chegamos na primeira série produzida do universo. Nela, você encontra a clássica formação da tripulação da USS Enterprise enfrentando grandes desafios e ameaças. É considerada por muitos fãs como a melhor série da franquia por sua trama inteligente, cativante e divertida. 

Star Trek: A Série Animada (série)

  • Lançamento: 1973 – 1974
  • Número de temporadas: 2
  • Onde assistir: Netflix

Esse seriado animado serve como continuação direta dos eventos da série clássica. Importante destacar que o elenco original dos anos 1960 retorna para dar voz aos seus respectivos personagens. São novos desafios e aventuras com a clássica tripulação da USS Enterprise: Kirk, Spock, Dr. McMcoy, Uhura, Scott, Sulu e Chekov. Os episódios duram em torno de 20 a 25 minutos e são destinados para um público mais jovem, com o objetivo de atrair uma nova leva de fãs da franquia.

Jornada nas Estrelas: O Filme (filme)

  • Lançamento: 1979
  • Onde assistir: Paramount+

Esse foi o primeiro filme produzido da franquia. Com o sucesso absoluto de Star Wars nos cinemas, Gene Roddenberry se reuniu com a Paramount para discutir ideias para um possível filme de Star Trek. Na verdade, antes das aventuras de Luke Skywalker estrear nas telonas, Roddenberry queria lançar uma nova temporada da série clássica, chegando até ter um roteiro de um piloto em mãos. Depois de longos anos em pré-produção, a saída foi transformar o episódio em um longa-metragem. 

O filme foi lançado em 1979 e contava novamente com o mesmo elenco da série clássica, mas com alguns aninhos a mais, onde os personagens tinham que se unir para acabar com uma anomalia cósmica que consumia tudo o que via pela frente. A narrativa é bem inteligente, mas seu ritmo lento, inspirado no icônico 2001: Uma Odisseia No Espaço, não funcionou com a crítica especializada e alguns fãs da saga. 

Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (filme)

  • Lançamento: 1982
  • Onde assistir: Paramount+

Dando continuidade a leva de longa-metragens iniciados em 1979, a sequência é tida por muitos como o melhor filme de Star Trek já produzido. A narrativa conta com o retorno de Khan, um dos principais vilões da tripulação da USS Enterprise, interpretado pelo talentoso Ricardo Montalbán. Na trama, Khan está atrás do dispositivo Gênesis, um aparelho super poderoso criado para resolver problemas envolvendo superpopulação e abastecimento de alimentos na Federação Unida dos Planetas, mas que pode se transformar em uma arma se cair em mãos erradas. 

Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (filme)

  • Lançamento: 1984
  • Onde assistir: Paramount+

No terceiro filme da saga, Kirk tem que lidar com a morte de seu Primeiro Oficial e melhor amigo, Spock. Aqui temos um certo aprofundamento da cultura Vulcana, a raça do falecido personagem. Importante destacar que é o primeiro filme dirigido por Leonard Nimoy, que só havia comandado alguns episódios da série clássica. O longa não foi tão bem recebido pelo público e crítica, ficando bem abaixo de seu antecessor.

Jornada nas Estrelas IV: A Volta Para Casa (filme)

  • Lançamento: 1986
  • Onde assistir: Paramount+

Esse é definitivamente um dos melhores roteiros de Star Trek. A história foi escrita por Leonard Nimoy, que novamente assinou a direção do filme. A quarta aventura cinematográfica da clássica tripulação da USS Enterprise trazia Kirk, Spock, Dr. McMcoy, Uhura, Scott, Sulu e Chekov em uma jornada de viagem no tempo, onde a equipe tinha que voltar a Terra dos anos 1980 para resgatar uma baleia Jubarte, que estava extinta na sua linha temporal, para responder a um chamado de uma sonda que estava destruindo o planeta. 

O roteiro destaca a importância da preservação das espécies, tema que era muito debatido na época em que o filme foi lançado. A sensação de você estar vendo um episódio da série clássica com a duração de um longa-metragem deixou os fãs extremamente satisfeitos. A obra tem um tom mais leve, quase vira uma comédia em determinadas situações, e sua relação com a tripulação se torna ainda mais forte. 

Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (filme)

  • Lançamento: 1989
  • Onde assistir: Paramount+

Com o sucesso do filme anterior, a produção do quinto longa da franquia resolveu apostar em uma fórmula que parecia dar certo: colocar atores para dirigirem as sequências. William Shatner, intérprete do Capitão Kirk, comandou um dos piores filmes da saga. Muitos dizem que o primeiro escopo do roteiro era excelente, mas uma greve de roteiristas da época acabou influenciando a qualidade da obra. Na trama, a tripulação da USS Enterprise confronta o vulcano renegado Sybok, que está procurando um meio de chegar no centro da Via Láctea e assim encontrar Deus.

Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (filme)

  • Lançamento: 1991
  • Onde assistir: Paramount+

Essa produção tem um gostinho muito especial para os fãs da franquia, já que vemos pela última vez Kirk, Spock, Dr. McMcoy, Uhura, Scott, Sulu e Chekov em uma aventura espacial a bordo da USS Enterprise. Na trama, a Federação está em busca de assinar um tratado de paz com os Klingons, mas Kirk e o médico da espaçonave, Leonard McCoy, acabam sendo presos por um assassinato que não cometeram, e Spock precisa descobrir quem está por trás do ataque para salvar as negociações. A despedida do público com todo o elenco original é a parte que salva a obra, se tornando impossível não se emocionar depois de acompanhar tantas aventuras desses personagens. 

Star Trek: A Nova Geração (série)

  • Lançamento: 1986 – 1994
  • Número de temporadas: 7
  • Onde assistir: Netflix

Como o próprio nome já diz, nessa série temos uma nova geração de tripulantes com uma USS Enterprise reformada e modernizada. O seriado apresentava novos personagens como o Capitão Picard, interpretado por Patrick Stewart, o Primeiro Oficial Comandante William T. Riker, vivido por Jonathan Frakes, Brent Spiner como o androide Data, Michael Dorn como Worf, Marina Sirtis como Deanna Troi, Gates McFadden como Dra. Beverly Crusher e LeVar Burton como Tenente Geordi La Forge. 

A série foi um tremendo sucesso internacionalmente e nacionalmente, já que o programa era exibido em rede aberta e em horário nobre. A produção foi responsável por atrair uma nova leva de fãs nos anos 80, fazendo muitas pessoas esquecerem da série clássica e dos filmes da antiga tripulação, para abraçar completamente a nova leva de personagens. Novas histórias, novas raças, grandes efeitos visuais e muitas mudanças marcaram Star Trek.

Star Trek: Deep Space Nine (série)

  • Lançamento: 1993 – 1999
  • Número de temporadas: 7
  • Onde assistir: Netflix

Mais uma série de Jornada nas Estrelas estreou nos anos 90, mas dessa vez, a trama não era focada apenas  em uma nave estelar, mas sim na base espacial conhecida como Deep Space Nine. Nessa obra, novos personagens são apresentados e a exploração e aventura espacial ficam um pouco de lado para dar lugar às guerras e conflitos de diferentes raças da galáxia, novamente fazendo um paralelo com o mundo real. A série contou com sete temporadas e aprofundou ainda mais no cânone da Federação e da Frota Estelar. 

Star Trek: Voyager (série)

  • Lançamento: 1995 – 2001
  • Número de temporadas: 7
  • Onde assistir: Netflix

Aqui temos uma quebra de paradigmas e um retorno a essência de Star Trek, já que temos a primeira mulher protagonista da franquia (por ordem de lançamento, pois Star Trek: Discovery também traz uma mulher como protagonista, mas foi produzida anos depois de Voyager). Diferentemente de sua antecessora, Star Trek: Deep Space Nine, a série focava novamente na exploração espacial, onde a tripulação da nave chamada USS Voyager, comandada pela Capitã Kathryn Janeway, tentava retornar para a casa depois de ficar perdida no Quadrante Delta, um espaço inexplorado do universo. Vale destacar que Kate Mulgrew interpreta brilhantemente a nova Capitã da Federação, deixando os fãs extremamente satisfeitos com o programa, se tornando mais um sucesso da franquia.

Star Trek: Generations (filme)

  • Lançamento: 1994
  • Onde assistir: Paramount+

Enquanto Star Trek fazia um grande sucesso na TV dos anos 90, com Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager, a Paramount decidiu voltar com a franquia para as telonas, mas dessa vez com uma tripulação muito conhecida do público: a nova geração. Capitão Picard, William T. Riker, Data, Worf, Deanna Troi, Dra. Beverly Crusher e Geordi La Forge estavam de volta na vida dos fãs graças ao cinema. Mas os produtores não podiam só contar com a popularidade da série lançada nos anos 80, eles precisavam atrair mais público, e como resultado, William Shatner retornou como Capitão Kirk para mais um adeus. O espetáculo estava feito: dois capitães de duas gerações diferentes nas telonas era tudo o que os espectadores da época queriam ver. 

Star Trek: O Primeiro Contato (filme)

  • Lançamento: 1996
  • Onde assistir: Paramount+

Esse é considerado o melhor filme da nova geração. O estúdio seguiu com a ideia de levar Capitão Picard e sua tripulação da USS Enterprise para mais um longa-metragem. Importante destacar que sem um conhecimento prévio de Star Trek: A Nova Geração fica muito difícil entender os acontecimentos dessa obra.

Na trama, a tripulação deve impedir a terrível raça Borg de viajar para o passado com o objetivo de mudar a história da Terra, transformando o nosso planeta no paraíso para eles. O longa contém efeitos especiais de primeira linha e fez um enorme sucesso com a crítica e principalmente com os fãs da franquia, consolidando ainda mais a tripulação da nova geração, que em muitos momentos passou a ser mais aclamada do que Kirk e companhia. 

Um fator importante a se destacar é que a saga voltou com a ideia de fazer seus astros dirigirem os filmes do universo, já que Jonathan Frakes, intérprete do Primeiro Oficial Riker, comandou a obra.

Star Trek: Insurreição (filme)

  • Lançamento: 1998
  • Onde assistir: Telecine

Mais um filme da nova geração, que também foi dirigido por Jonathan Frakes, e conta com o retorno da raça Borg. O capitão Picard e a tripulação da USS Enterprise buscam vingança contra as criaturas meio orgânicas e meio máquinas que formam uma comunidade com um único objetivo: conquistar e assimilar todas as raças. O roteiro não possui nada de inovador e foi responsável por começar o declínio de Star Trek nos cinemas. 

Star Trek: Nêmesis (filme)

  • Lançamento: 2002
  • Onde assistir: Telecine

Esse é considerado um dos piores filmes de toda a saga pelos fãs. Star Trek: Nêmesis apresenta um momento mais tenso no universo da franquia, com a Federação agindo com um caráter mais bélico e armamentista, que se torna alvo de desconfiança em produções futuras. Vale destacar que o vilão do longa é interpretado por Tom Hardy, mas nem a sua performance junto de todo o elenco da nova geração, conseguiram salvar um roteiro pobre, e Jornada nas Estrelas desapareceu dos cinemas por anos.

Star Trek: Lower Decks (série)

  • Lançamento: 2020 – 2022
  • Número de temporadas: 3
  • Onde assistir: Paramount+

Essa série animada é uma ótima indicação para quem gosta do universo de Rick e Morty, já que o programa é produzido pelos mesmos desenvolvedores do desenho. Nela, acompanhamos os subalternos, personagens que ficam encarregados da manutenção da nave USS Cerritos, fato que a diferencia de outras séries da franquia. 

Star Trek: Lower Decks tem uma pegada mais cômica, bizarra e lotada de referências de outras produções do universo. A obra está sendo muito aclamada pelos fãs e serve para atrair um novo público. 

Star Trek: Prodigy (série)

  • Lançamento: 2021
  • Número de temporadas: 1

Nessa parceria com os estúdios da Nickelodeon, somos apresentados para uma nova leva de personagens, com uma temática bem infantil, já que foi criada para despertar o interesse das crianças na franquia. A narrativa de Star Trek: Prodigy se passa simultaneamente com Star Trek: Lower Decks, mas não se engane, os seriados possuem uma pegada completamente diferente. 

Star Trek: Picard (série)

  • Lançamento: 2020 – 2023
  • Número de temporadas: 3
  • Onde assistir: Prime Video

O programa se passa décadas depois das aventuras da nova geração, e foca em um retrato mais intimista do aposentado Capitão Picard, interpretado por Patrick Stewart. A trama segue os acontecimentos do último filme da saga, e serve para matar a saudade da tripulação tão amada dos anos 80, sendo uma verdadeira homenagem para seu legado. O clima é mais sério e tenso por mostrar os anos sombrios da Federação. 

Importante destacar que na segunda temporada da produção, um antigo vilão da nova geração retorna para mexer com a linha temporal do universo, fato que obriga Picard e sua equipe a retornarem ao ano de 2024. É incrível o quão divertido é ver os atores e atrizes com alguns anos a mais interpretando os mesmos personagens. 

Star Trek (filme)

  • Lançamento: 2009
  • Onde assistir: Paramount+

Finalmente chegamos na última trilogia de filmes produzidos da franquia. Esse longa é uma espécie de reboot da saga, mas que ainda tem grandes conexões com a linha temporal original. 

A obra dirigida por J.J.Abrams, foi lançada 7 anos depois do hiato de Jornada nas Estrelas nos cinemas e está inserida no ranking de melhores filmes da franquia. O filme traz uma nova origem para a tripulação da USS Enterprise da série clássica, ou seja, temos novamente Kirk, Spock e companhia, mas dessa vez interpretados por outros atores. Chris Pine está no papel de Capitão Kirk, Zachary Quinto vive Spock, Karl Urban como McCoy, Zoë Saldaña como Uhura, John Cho como Sulu, Simon Pegg como Scott e Anton Yelchin como Chekov. 

Na trama, acompanhamos a formação da tripulação clássica, enquanto Nero, um inimigo de outra linha temporal, ameaça destruir a Terra. Vale destacar que os fãs de Star Trek tiveram um grande presente quando puderam ver Leonard Nimoy interpretando Spock mais uma vez nas telonas.

Star Trek retorna em novo filme

Star Trek: Além da Escuridão (filme)

  • Lançamento: 2013
  • Onde assistir: Paramount+

Nesta sequência, também dirigida por J.J.Abrams, a tripulação da USS Enterprise enfrenta um velho desafio, já que Khan, interpretado por Benedict Cumberbatch nesta nova linha temporal, retorna para ameaçar a Federação. O filme é uma belíssima homenagem para a série clássica dos anos 60, com cenas de ação de tirar o fôlego e efeitos visuais impressionantes, mantendo a qualidade imposta pelo seu antecessor. 

Star Trek: Sem Fronteiras (filme)

  • Lançamento: 2016
  • Onde assistir: Paramount+

Este é o último filme da franquia, onde os membros da USS Enterprise são atacados por Krall, um chefe militar que jurou vingança contra a Federação. Após uma aterrissagem forçada, a tripulação precisa deter uma raça alienígena hostil e o início de uma guerra galáctica.

Aproveite e leia também