Sindicato dos roteiristas anuncia fim da greve após 148 dias de paralisação

Capa da Publicação

Sindicato dos roteiristas anuncia fim da greve após 148 dias de paralisação

Por Jaqueline Sousa

Após quase 150 dias de paralisações, o Writers Guild of America (WGA), o sindicato dos roteiristas dos EUA, anunciou que a greve será encerrada oficialmente nesta quarta-feira (27). O feito histórico acontece depois de consecutivas reuniões entre o WGA e a Associação de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), que aconteceram na última semana para a firmação de um contrato que atenda devidamente às demandas dos profissionais.

De acordo com a Variety, a votação para marcar o encerramento da greve aconteceu nesta terça-feira (26), onde o comitê discutiu o acordo provisório apresentado pela AMPTP. A decisão de aceitá-lo vem apenas dois dias depois que roteiristas e estúdios se reuniram para negociar um novo contrato, que inclui pautas como regulamentação de inteligência artificial, pagamento de residuais, transparência de dados no streaming, entre outros.

Greve de roteiristas acaba nesta quarta-feira (27).

Com a aprovação do contrato provisório, o WGA decidiu encerrar a ordem da greve a partir das 00h01 desta quarta-feira, horário de Los Angeles (16h01 aqui no Brasil). Isso significa que os roteiristas associados ao sindicato poderão voltar a exercer a profissão novamente após o período estipulado.

Vale ressaltar, porém, que o fim da greve não significa que o acordo provisório apresentado neste domingo seja algo totalmente “certo”, pois os sindicalistas ainda precisam votar para ratificar o contrato, uma ação que acontecerá entre os dias 2 e 9 de outubro. A expectativa é que a validação seja feita sem grandes problemas, já que o acordo recebeu aprovação do comitê de negociações do WGA.

Lembrando que, enquanto isso, a greve dos atores, organizada pelo SAG-AFTRA continua a todo vapor em Hollywood. Não há previsão para o retorno das negociações com a AMPTP no momento.

Aproveite também: