Roteiristas e estúdios de Hollywood chegam em acordo histórico após greve de 146 dias

Capa da Publicação

Roteiristas e estúdios de Hollywood chegam em acordo histórico após greve de 146 dias

Por Gus Fiaux

Nos últimos meses, a indústria cinematográfica ficou completamente paralisada graças à greve dos roteiristas e dos atores. Enquanto profissionais faziam manifestações pedindo por salários justos e regulamentação no uso das inteligências artificiais, Hollywood parou sem que os estúdios tentassem atender às demandas dos trabalhadores. No entanto, essa novela pode estar chegando ao fim.

No último domingo, conforme revela a Variety, membros do WGA – o Sindicato de Roteiristas da América – ficaram em reunião com o AMPTP – Associação de Produtores de Cinema e Televisão -, até que finalmente chegaram em um acordo que pode resultar no fim da greve dos roteiristas.

Variety revela que foram cinco dias consecutivos de negociações, e que um dos últimos tópicos abordados foi o uso das IAs para produção de conteúdo audiovisual. Felizmente, os estúdios e plataformas de streaming sinalizaram um novo acordo provisório, que deve durar pelos próximos três anos:

“Nós podemos dizer, com muito orgulho, que esse novo acordo é excepcional – com ganhos significativos para roteiristas de todos os setores da união”, comunicaram as lideranças do Sindicato, na noite do último domingo (24).

No entanto, a greve ainda não chegou ao fim. Em vez disso, roteiristas associados ao Sindicato devem votar pelo fim das paralisações ao longo dos próximos dias, e a suspensão da greve só será anunciada caso a votação seja positiva. O próprio Sindicato determina:

“Para esclarecer: ninguém deve voltar a trabalhar até que seja especificamente autorizado pelo Sindicato. Ainda estamos de greve até lá.”

Iniciada no dia 2 de maio, a greve dos roteiristas se estendeu por quase cinco meses, sem que houvesse acordo ou até mesmo tentativa de aproximação por parte dos estúdios e plataformas de streamings. Com esse fim iminente, é uma das greves mais longas já promovidas pela categoria.

Com o fim da greve dos roteiristas iminente, os estúdios agora vão se concentrar em finalizar a greve dos atores.

Contudo, há outro fator a ser considerado para que a paralisação em Hollywood chegue ao fim: a greve dos atores, que teve início no mês de julho deste ano. Sem um acordo entre os estúdios com o Sindicato dos Atores, a indústria ainda continuará paralisada, até que novas negociações sejam encerradas.

No entanto, como os estúdios parecem dispostos a encerrar as paralisações e voltar ao trabalho, é bem provável que novas negociações sejam feitas em breve, e que ambas as greves devam se encerrar até o fim do mês.

Enquanto isso acontece, o Sindicato dos Roteiristas pede que seus membros tenham um pouco de paciência:

“Embora estejamos ansiosos para compartilhar os detalhes do que conquistamos com vocês, não podemos fazer isso até colocar os últimos pingos nos ‘i’s. Isso complicaria a nossa habilidade de finalizar o contrato. Então, como vocês foram pacientes conosco anteriormente, pedimos que sejam pacientes de novo – só mais uma vez.”

Apesar de já estarem chegando ao fim, as greves deixaram grandes marcas em Hollywood, seja através do adiamento de produções como Duna: Parte 2 ou até mesmo o atraso nas filmagens e produção de filmes e séries específicos. Com o fim da paralisação, a indústria volta ao normal, e o mercado cinematográfico deve se aquecer novamente ao longo dos próximos meses.

Abaixo, veja também: