Silent Hill 2: Desenvolvedores falam sobre mudanças no remake do jogo

Capa da Publicação

Silent Hill 2: Desenvolvedores falam sobre mudanças no remake do jogo

Por Gus Fiaux

Após anos de espera, especulações e clamor dos fãs, Silent Hill finalmente está retornando em grande estilo. A saga de jogos ganhará novos títulos produzidos pela Konami, e um dos lançamentos mais esperados é remake de Silent Hill 2, que será lançado para PlayStation 5PC Xbox Series X|S.

Recentemente, o IGN conversou com o produtor Motoi Okamoto, além do compositor Akira Yamaoka e artista conceitual Masahiro Ito, onde discutiram algumas novidades e mudanças que serão incorporadas ao game, que é um remake completo do jogo lançado originalmente em setembro de 2001.

Sobre a decisão de começar uma série de remakes a partir do segundo jogo, Okamoto contou que isso tem a ver com a identidade associada à saga:

“Nós decidimos que, se a identidade da marca é o real horror psicológico, precisávamos começar refazendo ‘Silent Hill 2’. Claro, havia pessoas dentro da companhia que acharam que seria melhor começar pelo primeiro, mas eu queria dar início a esse projeto com algo que simbolizasse essa identidade.”

Ito, por sua vez, falou sobre como ficou satisfeito com o trailer do remake, que está sendo desenvolvido pela Bloober Team, empresa polonesa de jogos responsável por títulos como The Medium Layers of Fear:

“Eu tive a sensação de que eles respeitam o original enquanto se certificam de arranjar as coisas de uma forma diferente e única. Em particular, tivemos fortes demandas sobre as estéticas de neblina quando começamos a fazer esse remake, e eles fizeram do jeito que nós queríamos. Eu acredito do fundo do meu coração que eles estão fazendo algo incrível.”

Muitos fãs notaram como James Sunderland, o protagonista da história, parece um pouco mais velho. Okamoto confirmou essa mudança, e explicou os motivos por trás dela: “Nós queríamos retratar um James que é mais maduro e que sofreu mais ao longo de sua vida, e para fazer isso, aumentamos sua idade… mas só um pouquinho.”

Jogo trará melhorias no estilo de combate.

Para o remake, a Bloober Team está apostando em uma “câmera mais imersiva“, e para isso, algumas mudanças também foram feitas no design dos combates, como afirma Ito:

“Para começo de conversa, estamos melhorando o design de combate, algo que recebeu muitas reações no original. Fazer isso seria muito difícil sem mudar a forma como os monstros se movem e agem, então tentamos respeitar os designs originais enquanto adicionamos um combate que é divertido e novo para o remake, enquanto melhoramos um vasto número de inimigos.”

Okamoto também falou sobre como, durante o processo em que a Konami estava estudando como revitalizar a saga, várias desenvolvedoras indie começaram a fazer seus próprios jogos inspirados em Silent Hill. Desse jeito, a empresa passou a se atentar mais para pequenas desenvolvedoras, e isso fez com que eles se juntassem a talentos não só como a Bloober Team, mas também a Annapurna Interactive e a No Code, que estão criando Silent Hill: Townfall.

O produtor finaliza falando sobre como a Konami está muito aberta a receber ideias para novos jogos:

“O fato de que estamos revivendo ‘Silent Hill’ era um segredo até agora, então não podíamos sair gritando: ‘Ei, galera! Nos tragam seus projetos de Silent Hill!’ Podemos fazer isso agora, então se os criadores do mundo todo que amam Silent Hill trouxerem suas ideias, eu prometo olhar com carinho para cada uma delas. Somos todos ouvidos.”

remake de Silent Hill 2 é apenas um título em uma série de lançamentos que pretendem revitalizar a marca. Nós teremos Silent Hill f, que fará parte da série principal; o spin-off Silent Hill: Townfall e também a experiência interativa Silent Hill: Ascension, que será lançado neste ano.

Ainda não há previsão de lançamento para o remake de Silent Hill 2.

Abaixo, veja também: