Roteirista original de Guardiões da Galáxia teve que brigar feio para receber créditos pelo filme, segundo livro

Capa da Publicação

Roteirista original de Guardiões da Galáxia teve que brigar feio para receber créditos pelo filme, segundo livro

Por Gabriel Mattos

Atual líder da DC Studios, James Gunn deve muito de sua carreira ao sucesso estrondoso de Guardiões da Galáxia, seu primeiro filme em colaboração com a Marvel Studios. Porém, apesar de ser o único lembrado como o autor do roteiro do longa, o cineasta não foi quem escreveu a versão original da história que foi aprovada pelo estúdio — sua autora é Nicole Perlman. De acordo com um novo livro sobre os bastidores do MCU, a roteirista precisou brigar para ser reconhecida como co-autora do projeto e até deu uma festa ao ser enfim creditada (via Looper).

James Gunn dirigiu os três filmes da franquia

A informação veio diretamente do livro “MCU: The Reign of Marvel Studios” (“UCM: O Reinado da Marvel Studios“, em português), escrito por Joanna Robinson, Dave Gonzales e Gavin Edwards. Ainda sem lançamento previsto no Brasil, o projeto revira os bastidores dos muitos anos de sucesso do estúdio, entrevistando roteiristas, produtores e diretores que passaram pelos filmes da empresa ao longo do tempo.

Entre esses convidados está Zack Stentz, roteirista de Thor, que revelou o esforço da colega de trabalho em conseguir ser reconhecida por ter escrito o roteiro original do primeiro filme da equipe, que posteriormente foi atualizado pelo diretor do longa para a versão vista nos cinemas.

“Nicole precisou lutar com unhas e dentes por seus créditos em Guardiões da Galáxia,” conta. “Ela deu uma festa quando o filme lançou literalmente chamada de ‘P** no C* do James Gunn’ porque ela tinha vencido aquela dolorosa disputa pelos créditos.”

O cineasta ainda revela que Gunn vazava material do filme para a imprensa e para fãs mais devotos como uma forma de minar a participação fundamental de Perlman na construção do filme, fortalecendo a imagem de que era apenas uma criação sua. A estratégia parece ter funcionado, uma vez que o cineasta ainda mantém a prática de divulgar antecipadamente conteúdos de seus filmes em suas contas pessoais no X (antigo Twitter) e Threads.

A marca de Nicole Perlman em Guardiões da Galáxia

Primeira mulher a assinar um roteiro da Marvel Studios, Nicole Perlman foi contratada pela Marvel Studios por uma iniciativa de novos roteiristas, anos antes de Gunn entrar no projeto. Na época, a autora tinha carta branca para propor filmes sobre qualquer propriedade da empresa, incluindo grandes nomes como Viúva Negra e Homem de Ferro, mas escolheu os esquecidos Guardiões da Galáxia.

Perlman rascunhou várias versões do roteiro até chegar em um ponto muito próximo da versão dos cinemas, incluindo até a presença do toca-fitas de Peter Quill. Como diretor, Gunn revisou a versão final, fazendo alterações para encaixar em sua visão como cineasta. A roteirista evita ao máximo comentar em público sobre seus sentimentos em relação a disputa de créditos, mas de acordo com seus amigos, a situação lhe trouxe muito desgaste.

Leia também: