Nem Mônica, nem Franjinha: O 1º personagem criado por Maurício de Souza é um dos maiores inimigos da turma

Capa da Publicação

Nem Mônica, nem Franjinha: O 1º personagem criado por Maurício de Souza é um dos maiores inimigos da turma

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Turma da Mônica é um dos quadrinhos brasileiros mais populares e foi criado por Maurício de Souza. Com isso muitos acreditam que o primeiro personagem que o autor desenhou foi a própria Mônica, ou então Franjinha que Souza já disse que se inspirou nele mesmo para a criação. Mas na verdade o primeiro personagem desenhado por ele não é nenhum desses e sim um dos principais inimigos das crianças.

Em Mônica 35, uma história lançada em 1998 para comemorar a longa jornada dos quadrinhos, Souza comentou sobre quem foi o primeiro personagem que ele desenhou, que no caso foi o Capitão Picolé e foi desenhado pelo autor ainda quando ele era criança. Apesar da aparência heróica e fofa, ele é um dos vilões mais perigosos da Turma da Mônica. Ele inicialmente era um super-herói exemplar, sempre gentil e carinhoso.

Capitão Picólé afirmando que é o primeiro personagem de Maurício de Souza

Mas então seu sucesso começou a cair e o personagem foi esquecido no fundo da gaveta. Com isso ele nutriu um grande ódio dos personagens do Bairro do Limoeiro por serem mais populares que ele e acabou se tornando um vilão. Atualmente ele é líder do grupo S.M.A.Q, Sociedade dos Malvados Antagonistas dos Quadrinhos, sendo respeitado pelos maiores vilões da HQ.

Turma da Mônica apresenta uma variedade gigantesca de produções, seja os quadrinhos mostrando as desventuras dos personagens do Bairro do Limoeiro ainda criança, ou então Mônica Jovem, que mostra os dramas adolescentes da turminha criada por Maurício de Souza. Além disso, atualmente temos filmes, como Laços e Lições e teremos mais um em breve, onde já foi divulgado quem viverá Chico Bento na produção, que até o momento não tem uma data de lançamento.

Confira também: