Quem é o único Pokémon que pode voltar para sua evolução anterior?

Capa da Publicação

Quem é o único Pokémon que pode voltar para sua evolução anterior?

Por Gabriel Mattos

Pokémon e Digimon sofreram inúmeras comparações ao longo dos tempos por serem franquias sobre criaturas monstruosas que evoluem. A principal diferença entre os dois universos está nas regras que regulam esse processo — enquanto em Digimon, as criaturas podem retornar a seu estágio original, em Pokémon as mudanças são definitivas. Entretanto, existe uma única criatura que foge a essa regra e é capaz de involuir: o Slowbro.

Como Slowbro pode voltar a ser Slowpoke?

De acordo com dados da Pokédex de múltiplos jogos principais da franquia, caso o Shellder preso em sua cauda seja retirado, especialmente em uma batalha muito intensa, Slowbro volta ser apenas um simples Slowpoke. A informação reaparece em Pokémon Yellow, Gold, Heart Gold, Let’s Go Pikachu/Eevee, Shield e Violet.

Contudo, textos da mesma enciclopédia também confirmam que o Shellder jamais solta seu hospedeiro devido ao delicioso sabor de seu rabo que, inclusive, é apreciado como iguaria em algumas regiões. Parecem fatos contraditórios, o que levou muitos fãs a questionarem a possibilidade de uma involução deste tipo. Porém, a descrição presente na Pokédex de Pokémon Ultra Sun esclareceu o dilema de forma bastante brutal: “Volta a ser Slowpoke se sua cauda, junto do Shellder, quebrar.”

Ilustração oficial da involução do Slowbro em Slowpoke

Outros casos de involução em Pokémon

Outra evolução alternativa é Slowking, que também pode sofrer do fenômeno raro de involução. De acordo com os jogos, caso o Shellder seja retirado de sua cabeça, a criatura esquece tudo o que aprendeu, uma vez que é a concha que controla seus movimentos devido a seu intelecto avançado. Entretanto, em nenhum momento é mencionado diretamente que essa separação faz com que Slowking retorne a sua forma de Slowpoke.

Em outras mídias, também existem registros desse fenômeno. O anime costuma seguir as mesmas regras que o jogo com involução, exceto no episódio Os Portais da Distorção, da temporada Jornadas de Mestre, em que um problema com Palkia, o Deus que governa o tempo, faz com que todos os Pokémon comecem a involuir temporariamente. Mas talvez o caso mais recorrente de involução seja no TCG, o jogo de cartas, em que é uma mecânica comum.

Episódio lida com distorções no tempo e mundos alternativos (C. Nintendo)

Leia também: