O poder esquecido do Wolverine que quase ninguém sabe que ele tem

Capa da Publicação

O poder esquecido do Wolverine que quase ninguém sabe que ele tem

Por Leo Gravena

Quem é fã das equipes da Marvel, sabe que em algum momento certo personagem demonstrou um ou outro poder que nunca mais foi citado novamente em outras histórias, ou que retorna apenas quando é necessário para a trama que está sendo contada. E o Wolverine não escapou desse tropo narrativo.

Em muitas histórias do personagem e dos X-Men vemos Logan em aventuras pela selva e outros lugares inóspitos e com animais perigosos. Porém, além de lutar contra animais gigantescos e brutais, o personagem sempre acaba também formando laços com alguns outros seres mais “domésticos”, principalmente lobos e cachorros selvagens.

Isso se deve a um poder frequentemente esquecido e pouco utilizado do personagem: Empatia animal. Em quadrinhos dos anos 80 e 90, principalmente nas histórias escritas por Chris Claremont e Peter David, o Wolverine sempre demonstrou uma ligação emocional e primitiva com animais.

Na primeira revista solo do personagem, Wolverine #1 de Claremont e com arte de Frank Miller, o herói precisa passar por um grande cachorro e diz que se comunica com o animal “em um nível muito mais compreensível e sútil que as palavras”. Logo após, ele ressalta seu desdém por ter que matar animais.

Wolverine “troca olhares e intenções” com um animal que estava preste a atacá-lo.

Em outros momentos, como na Marvel Comics Presents #85, escrita por David e com arte de Sam Kieth, de 1991, vemos o mutante fazendo amizade com um lobo selvagem, compreendendo as motivações do animal e o ajudando – cortando a carne de uma caça do animal com suas garras de adamantium para que ele possa comer mais facilmente. Quando o animal oferece um pedaço da carne crua, Wolverine aceita.

Em várias HQs, Wolverine conversa com animais que o entendem perfeitamente.

Em uma conversa com Jubileu, o personagem já chamou uma matilha de lobos de família, dizendo que havia sido acolhido pelos ancestrais deles. Porém, em quadrinhos mais recentes, o personagem parece ter perdido ou se esquecido dessa sua habilidade na maior parte da vezes, porém esse poder costuma retornar quando necessário para a história ou o escritor atual é fã dos quadrinhos clássicos do herói.

E você, já sabia sobre a Empatia Animal do Wolverine?

Confira também: