X-Men: Afinal, quem são os pais do Wolverine?

Capa da Publicação

X-Men: Afinal, quem são os pais do Wolverine?

Por Gus Fiaux

Um dos mutantes mais queridos da Casa das Ideias, o Wolverine é o astro de grandes histórias desde que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, em 1974. Porém, diferente da maior parte dos heróis da editora, que tiveram suas origens representadas desde o começo, o personagem sempre foi envolto em mistérios e só com o passar dos anos é que os fãs descobriram de onde veio o mutante canadense.

Uma questão que sempre causa confusão nos fãs do herói é a família de Wolverine. Os cinemas trouxeram uma abordagem diferente dos quadrinhos, colocando o Dentes-de-Sabre como meio-irmão do mutante, mas não é bem assim nas HQs.

Em 2001, a Marvel publicou a minissérie Origens, escrita por Bill Jemas, Paul JenkinsJoe Quesada, com arte de Andy Kubert Richard Isanove, e aqui temos uma explicação melhor da origem do Wolverine.

John Howlett Sr. é o pai “adotivo” de Logan.

Na trama, conhecemos a família Howlett, grandes latifundiários que moravam no Canadá no Século XIX. Uma das figuras mais importantes dessa história é John Howlett Sr., o pai “adotivo” de Logan. Isso porque ele era casado com Elizabeth Howlett, mas nunca soube que sua esposa o traiu e seu filho era, na verdade, filho do caseiro da fazenda dos Howlett.

John era um homem amoroso e correto, que sempre tentou ensinar o caminho certo para o menino que um dia se transformaria no Wolverine. Certo dia, ele brigou com Thomas Logan, o verdadeiro pai de seu filho, e acabou sendo morto na frente de sua esposa – e isso despertou os poderes mutantes do Wolverine, que colocou suas garras de osso para fora pela primeira vez.

Elizabeth Howlett, a mãe de Logan.

Por outro lado, acredita-se que os dons de Wolverine tenham sido passados por sua mãe, uma vez que Elizabeth já tinha tido um filho com John Howlett Sr., chamado John Howlett Jr.. Na trama dos quadrinhos, Jr. também teve garras como as de seu irmão, e acabou usando-as para arranhar Elizabeth – e isso fez com que ele fosse assassinado logo em seguida.

Ou seja, Wolverine nunca conheceu seu irmão mais velho. Pelo menos, não esse irmão. Vale lembrar que ele era o filho de Thomas Logan, caseiro da fazenda Howlett, e que Thomas já tinha tido um filho chamado Cão Logan, que não possuía dons mutantes. Cão acabou sendo desfigurado na noite em que Wolverine usou seus poderes pela primeira vez, e se tornou um inimigo recorrente do mutante.

Thomas Logan, o pai biológico de Logan.

E é exatamente por esse motivo que o Wolverine possui mais de um nome civil. Seu nome de batismo era James Howlett, dado por John Howlett Sr. e por Elizabeth. Contudo, ao descobrir sua origem, ele acabou adotando o nome Logan, por se considerar um bastardo.

Abaixo, confira também: