Produtores de Peaky Blinders repudiam campanha homofóbica de Ron DeSantis com cenas da série

Capa da Publicação

Produtores de Peaky Blinders repudiam campanha homofóbica de Ron DeSantis com cenas da série

Por Junno Sena

Peaky Blinders pode estar longe do foco da mídia, reservando apenas promessas do lançamento do filme para o público, mas isso não impediu que o governador da Flórida, Ron DeSantis, utilizasse cenas da série para a elaboração de uma campanha pró-Trump. Lançada no dia 30 de junho, o vídeo trouxe referências a Peaky Blinders, Psicopata Americano e The Boys. Agora, Cillian Murphy, protagonista e produtor, além do time criativo da série se pronunciaram sobre a situação.

Em uma declaração feita no Twitter oficial de Peaky Blinders, os parceiros da produção deixaram claro que “não apoiam, nem endossam a narrativa do vídeo”, além de “desaprovar veemente o uso do conteúdo dessa maneira”.

“Em nome dos parceiros de Peaky Blinders — Steven Knight, Cillian Murphy, Caryn Mandabach Productions, Tiger Aspect Productions e Baniay Rights — confirmamos que as imagens do personagem de Tommy Shelby usadas no vídeo postado pela campanha de Ron DeSantis foram obtidas sem permissão ou licença oficial. Não apoiamos, nem endossamos a narrativa do vídeo e desaprovamos veementemente o uso do conteúdo dessa maneira.”


No vídeo de pouco mais de um minuto, vemos uma defesa ao “verdadeiro apoiador da causa LGBTQIA+”, o Trump. As cenas envolvendo Peaky Blinders surgem na tela quando temos uma mudança de foco, trazendo notícias e notas de repúdio contra DeSantis e suas políticas anti-LGBTQIA+.

Vale lembrar que o governador da Flórida já foi o centro de diversas polêmicas anti-LGBTQIA+. A mais recente envolveu a Disney, Bob Chapek e o projeto de lei conhecido como “Don’t Say Gay”A campanha de DeSantis pode parecer estranha olhando de fora, mas o político concorre primeiro contra Trump nas eleições do partido Republicano, por isso tenta associar o ex-presidente como um “defensor de políticas LGBT+”, para apelar para um público ainda mais homofóbico e conservador dentro dos votantes do partido.

Trump também já fez referências a cultura pop para compor sua campanha em 2019Pode parecer estranho o uso de imagens da cultura pop por políticos, mas essa não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 2019, Trump utilizou fonte, estética e material de divulgação de Game of Thrones para seus próprios slogans. Na época, assim como a equipe criativa de Peaky Blinders repudiou o vídeo promocional de DeSantis, Trump recebeu a mesma reprovação por parte da HBO.

Aproveite e continue lendo: