O que pode acontecer se os atores entrarem em greve em Hollywood?

Capa da Publicação

O que pode acontecer se os atores entrarem em greve em Hollywood?

Por Jaqueline Sousa

Em meio à greve de roteiristas organizada pela Writers Guild of America (WGA), que segue na ativa desde maio de 2023, um outro grupo também anda ameaçando dar o ponto de partida em paralizações na indústria: os atores. O SAG-AFTRA, o sindicato que representa esses profissionais nos Estados Unidos, já deu sinal verde para a greve, mas o que isso significa para Hollywood?

Com movimentações acontecendo desde o dia 7 de junho, o SAG-AFTRA tenta negociar com os estúdios representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers, a AMPTP. De acordo com o Deadline, ambas as partes concordaram em estender as conversas até o dia 7 de julho para tentarem chegar a um acordo que beneficie todos os envolvidos. Mas os rumores que andam correndo por Hollywood é de que o SAG-AFTRA não está nem um pouco contente com o que tem em mãos, e diversos atores já se uniram para debater o assunto em uma carta aberta.

Sendo assim, caso uma greve dos atores realmente ocorra, como Hollywood vai lidar com duas possíveis paralisações acontecendo ao mesmo tempo? Para começar, com uma grande quantidade de séries já paralisadas por causa da greve dos roteiristas, por exemplo, até mesmo aquelas que ainda continuam firmes e fortes em suas gravações, como A Casa do Dragão e Andor, seriam interrompidas se os atores se juntarem aos protestos.

Caso os atores entrem em greve, Hollywood enfrentaria diversas consequências.

Já no cinema, uma possível greve de atores poderia interromper de maneira generalizada a produção de filmes que estão acontecendo no momento. Isso afetaria o calendário de lançamentos cinematográficos no mundo inteiro, causando brechas gigantescas nas programações das salas de cinema.

A Disney, por exemplo, só com a greve de roteiristas, já anunciou uma série de adiamentos, como os novos filmes Avatar e os próximos longas dos Vingadores. Produções como Gladiador 2, Venom 3 e Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 2 também podem ser interrompidas caso a greve de atores aconteça.

Além disso, premiações, eventos como a famosa Comic Con de San Diego e festivais de cinema também podem sofrer mudanças, com possíveis adiamentos de suas edições ou ausência de grandes estúdios nos eventos.

Apesar de ainda ser relativamente cedo para afirmar com toda certeza como uma greve de atores afetaria a indústria, é seguro dizer que as consequências a longo prazo seriam bastante preocupantes para o setor audiovisual, que vem enfrentando crises desde o início da pandemia.

Aproveite também: