Por que Noturno dos X-Men foi criado para ser um personagem da DC e não da Marvel?

Capa da Publicação

Por que Noturno dos X-Men foi criado para ser um personagem da DC e não da Marvel?

Por Junno Sena

Um dos personagens mais conhecidos e adorados pelos fãs da Marvel e dos X-Men é o Noturno. Curiosamente, o mutante de pele azul e poderes de teletransporte quase compôs uma equipe da DC Comics. Em uma entrevista para a Fantagraphics em 1982, um dos criadores do personagem, Dave Cockrum, contou o que impediu o herói de fazer sua estreia em outra editora.

Na época, Cockrum havia acabado de entrar no mercado de quadrinhos após seis anos na marinha. Durante esse tempo, deu vida a diversos personagens, um deles sendo um demônio que serviria como ajudante de outra de suas criações.

Chamado de The Intruder (O Intruso em tradução literal), ele faria parte do The Outsiders (Os Forasteiros), uma equipe adjacente a Legião dos Heróis da DC. Porém, a adição acabou sendo descartada pelo editor da época sob a justificativa de que Noturno era “muito estranho”.

The Outsiders, de Dave Cockrum

“Quando me tornei um profissional e estava fazendo Legião dos Super-Heróis, propus quatro novos legionários e Noturno era um deles”, explica Cockrum. “Mas a resposta de Murray Boltinoff foi que ele tinha uma aparência muito estranha.”

Cerca de dois anos mais tarde, em 1975, Noturno faria sua estreia na Marvel em Giant-Size X-Men #1 com cocriação de Len Wein.

Na história, conhecida como X-Men: A Segunda Gênese no Brasil, os X-Men originais desaparecem em uma missão de rotina na ilha de Krakoa. Charles Xavier, então, reúne uma nova equipe de substitutos composta por Colossus, Tempestade, Wolverine, Banshee, Solaris, Pássaro Trovejante e Noturno.

Aproveite e continue lendo: