X-Men: Roteirista de Dias de Um Futuro Esquecido diz que filme abriu caminho para o multiverso nos cinemas

Capa da Publicação

X-Men: Roteirista de Dias de Um Futuro Esquecido diz que filme abriu caminho para o multiverso nos cinemas

Por Gus Fiaux

Muito antes do Multiverso ser tratado como um elemento corriqueiro em filmes e séries de super-heróis, eram bem poucas as produções que exploravam esse conceito, em grande parte pela “dificuldade” do público de assimilar essas ideias. Um dos filmes que usou esses temas primeiro foi X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, de 2014, e um dos roteiristas do filme comentou sobre esse “pioneirismo”.

Durante uma entrevista ao PolygonSimon Kinberg, que roteirizou o filme de 2014 dirigido por Bryan Singer, comentou um pouco a respeito da crescente popularidade de tramas envolvendo o Multiverso, como visto em obras como Doutor Estranho no Multiverso da LoucuraHomem-Aranha no AranhaversoThe Flash. De acordo com ele, Dias de um Futuro Esquecido foi um pontapé inicial para esse movimento:

“[X-Men: Dias de um Futuro Esquecido] meio que abriu o caminho para o que poderíamos fazer. Porque apesar de não ser tecnicamente o rolê do multiverso que, creio eu, [o filme] acabou dando origem, era fora dos limites da narrativa linear na Terra. Envolvia outras dimensões. Não houve muitas recusas do estúdio. Apesar de terem que pagar todos esses atores, não acho que eles tenham ficado chateados com isso, mas foi um filme muito bem sucedido e é um dos quais eu sou muito orgulhoso [de ter escrito].”

Vale lembrar que Kinberg foi um roteirista e produtor recorrente nos filmes dos X-Men, tendo trabalhado na saga pela primeira vez em X-Men: O Confronto Final, que ele também roteirizou. Posteriormente, ele escreveu X-Men: Apocalipse e roteirizou e dirigiu Fênix Negra.

Simon Kinberg também dirigiu X-Men: Fênix Negra.

Vale ressaltar que, apesar de estar sendo explorado ao máximo nos cinemas atualmente, o conceito do Multiverso existe há muito tempo nos quadrinhos, tanto na Marvel quanto na DC Comics. Revistas como X-MenFlash e até Liga da Justiça sempre lidaram com essas questões.

Em Dias de um Futuro Esquecido, vemos o Wolverine retornando à década de 70 para tentar impedir a vilã Mística de cometer um assassinato que pode condenar a raça mutante no futuro. O longa serviu como uma ponte para a trilogia original de filmes e a saga iniciada com Primeira Classe.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: