Menos sequências? Bob Iger, chefe da Disney, sugere grandes mudanças para o Marvel Studios

Capa da Publicação

Menos sequências? Bob Iger, chefe da Disney, sugere grandes mudanças para o Marvel Studios

Por Gus Fiaux

Universo Cinematográfico da Marvel tem passado por maus bocados. A franquia, que já foi detentora da maior bilheteria de todos os tempos, passou por sua Fase 4 com apenas um filme atingindo a marca de US$ 1 bilhão (só Homem-Aranha: Sem Volta para Casa) e uma queda considerável na aprovação dos críticos. Porém, as coisas estão prestes a mudar e a ordem vem de cima.

Recentemente, Bob Iger (que retornou ao cargo de CEO da Disney no ano passado) confirmou em uma conferência (via The Hollywood Reporter) que a Disney está pensando em diminuir o número de sequências e investir mais em novos personagens para os filmes futuros da Marvel Studios:

“O que temos que olhar para a Marvel não é necessariamente o volume de narrativa, mas quantas vezes voltamos para certos personagens. Continuações geralmente funcionam bem para nós, mas você precisa de um terceiro ou quarto filme, por exemplo? Ou seria hora de prestar atenção em outros personagens? Não há nada errado em termos da marca Marvel. Eu acho que apenas temos que olhar para quais personagens e histórias estamos minando.”

Essa fala vem bem na esteira do fracasso comercial de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que teve a maior bilheteria de estreia da franquia do Homem-Formiga, mas logo teve quedas abruptas e atualmente conta com apenas US$ 422 milhões de arrecadação. De acordo com especialistas, o filme sequer deve ultrapassar a marca de meio bilhão de dólares.

Bob Iger, CEO da Disney, promete redução nas continuações de franquias estabelecidas.

Na mesma convenção, Iger prometeu trazer mais novidades ao longo dos próximos cinco anos, e citou como exemplo os novos filmes dos Vingadores (A Dinastia Kang Guerras Secretas), que trarão novos personagens como parte da equipe:

“E se você olhar para a trajetória da Marvel pelos próximos cinco anos, você vai ver muita novidade. Agora, vamos voltar à franquia dos Vingadores, mas com uma nova equipe de diferentes Vingadores, por exemplo.”

A impressão passada é que a Disney está pensando em várias alternativas para reduzir o “dano” provocado pela Fase 4, que reduziu consideravelmente o interesse pelo Universo Cinematográfico da Marvel. Contudo, a fala de Iger não faz muito sentido em termos financeiros, tendo em vista que diversas continuações acabaram sendo bem lucrativas, enquanto filmes de novos personagens (como Eternos Shang-Chi, por exemplo) tiveram bilheterias bem abaixo do esperado.

O próximo filme da Marvel Studios é Guardiões da Galáxia Vol. 3, que chega aos cinemas em 4 de maio.

Abaixo, veja também: