Em movimento surpreendente, Bob Iger retoma posto de CEO da Disney

Capa da Publicação

Em movimento surpreendente, Bob Iger retoma posto de CEO da Disney

Por Gus Fiaux

Na manhã desta segunda-feira (21), foram anunciadas grandes mudanças no comando da DisneyBob Chapek, que havia assumido a presidência da empresa em 2020, acaba de ser destituído do cargo, enquanto Bob Iger, que foi o seu antecessor, retornou para assumir o papel de CEO.

Iger foi presidente da empresa de 2005 a 2020 e foi responsável por grandes transformações e aquisições dentro do estúdio. Foi durante a sua gerência que o estúdio conseguiu adquirir fortes propriedades, como a Marvel, Lucasfilm e, mais recentemente, a 21st Century Fox.

Susan Arnold, uma das integrantes do Conselho da empresa, disse em uma declaração oficial lançada pela Disney recentemente: “Nós agradecemos ao Bob Chapek por seus serviços para a Disney ao longo de toda sua carreira, incluindo guiar a companhia pelos desafios sem precedentes da pandemia. O Conselho se reuniu e decidiu que, conforme a Disney embarca em um período mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger é a melhor opção para liderar a Companhia nesse período crucial.”

Bob Iger (esq.) volta para assumir a presidência, substituindo Bob Chapek (dir.).

Após a notícia, o próprio Bob Iger enviou um memorando para seus funcionários, falando sobre sua nova jornada na empresa e como deseja seguir daqui para frente. Ele agradeceu a participação dos empregados e disse que ainda está interessado em transformar o mundo a partir das narrativas (via Comic Book):

“Caros Empregados e Membros do Elenco,

 

É com grande senso de gratidão e humildade – e, devo admitir, um pouco de incredulidade – que eu vos escrevo com a notícia de que retornarei para a The Walt Disney Company como CEO.

 

Quando olho para o sucesso criativo de nossas equipes, seja na [Walt Disney] Studios, na Disney General Entertainment, ESPN e International, o rápido crescimento de nossos serviços de streaming e a reimaginação fenomenal de nossos Parques, o incrível trabalho contínuo da ABC News e muitas outras conquistas em nossos negócios, eu fico maravilhado com seus trabalhos e estou ansioso para embarcar com vocês em novas aventuras.

 

Eu sei que a empresa pediu muito de vocês ao longo dos últimos três anos, e esses tempos ainda se mantém desafiadores, mas como já me ouviram dizer antes, eu sou um otimista – e se aprendi algo ao longo de meus anos na Disney, é que mesmo em meio à incerteza – talvez, especialmente em meio à incerteza – nossos empregados e membros de elenco conseguem fazer o impossível.

 

Vocês vão ter mais notícias de mim e de seus líderes amanhã e nas semanas a seguir. No meio tempo, me permitam expressar minha mais profunda gratidão por tudo que vocês fazem. A Disney tem um local especial no coração das pessoas ao redor do mundo graças à vocês, e sua dedicação à essa companhia e sua missão de trazer alegria para as pessoas através de ótimas narrativas é uma inspiração para mim todos os dias.”

Ainda que tenha tido seus sucessos, a gerência de Bob Chapek foi marcada por polêmicas, como os vazamentos que comprovaram o financiamento de campanhas políticas contra pessoas LGBTQIA+ e todo o processo judicial movido por Scarlett Johansson, que ficou descontente com a quebra de contrato após Viúva Negra ter sido lançado no Disney+, reduzindo seus lucros com o lançamento cinematográfico do filme.

Abaixo, veja também: