Qual a melhor ordem para jogar Kingdom Hearts?

Capa da Publicação

Qual a melhor ordem para jogar Kingdom Hearts?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Kingdom Hearts é uma franquia bem peculiar, primeiro somente pela sua ideia de unir os personagens de Final Fantasy, com as adoráveis produções de Disney. O outro detalhe que a torna tão peculiar é sua história extremamente complicada onde é necessário jogar os jogos derivados lendo todos os diálogos até chegar no terceiro jogo para entender os pontos importantes da trama.

Neste artigo, você confere a melhor ordem para se jogar os jogos de Kingdom Hearts, tornando a experiência um pouco menos turbulenta!

O início da jornada

A primeira parte dos jogos de Kingdom Hearts é mais simples, começando pelo primeiro jogo, lançado em 2002 para o PlayStation 2. Nele conhecemos Sora, Riku e Kairi, principais personagens da franquia e o protagonista dá início a sua jornada como o portador da Keyblade junto de Pateta de Donald que estavam a procura do Rei Mickey.

O jogo mistura mundos de produções da Disney como Agrabah de Aladdin e o castelo da fera de A Bela e a Fera, mas também mundos únicos como Traverse Town. Ao terminar o primeiro jogo é hora de ir para Kingdom Hearts Chain of Memories.

A jornada de Sora se inicia no primeiro Kingdom Hearts

Chain of Memories é um jogo lançado para o GBA em 2004 e depois recebeu uma versão para o PlayStation 2 um ano depois. Ele começa logo depois dos eventos do primeiro jogo e os heróis entram no Castle of Oblivion, fazendo com que eles esqueçam suas habilidades e algumas memórias, revivendo alguns momentos do primeiro jogo.

Ele traz um combate baseado em cartas e introduz coisas extremamente importantes para a franquia como a Organization XIII, que estará em todos os próximos jogos, Namine que é importante em Kingdom Hearts 2, mas antes de chegarmos nele é preciso passar por mais um jogo.

Kingdom Hearts 358/2 Days é um jogo lançado em 2009 para o Nintendo DS, a história se passa na perspectiva de Roxas mostrando sua vida na Organization XIII junto de Axel e a recém chegada Xion. Ele serve para fazer uma introdução à Roxas, que será importante em Kingdom Hearts 2. Um detalhe importante é que em Kingdom Hearts HD 1.5 + 2.5 Remix, lançamento dos jogos antigos da franquia para o PlayStation 4 e o Xbox One, 358/2 Days é somente as cenas importantes do jogo remasterizado se transformando em um filme.

Agora é hora de voltar a jogar com Sora em Kingdom Hearts 2, um dos melhores jogos da franquia, lançado em 2005 no PlayStation 2. Nele temos ainda mais mundos da Disney para explorar como o de Piratas do Caribe e traz mais inimigos da Organization XIII para o protagonista enfrentar. Terminando ele é a hora de começar a preparação para o terceiro jogo, com mais uma longa lista de produções.

A jornada para Kingdom Hearts 3

Kingdom Hearts 3 é a conclusão para muitos arcos que foram surgindo durante os vários jogos da franquia, mas antes de chegar lá é preciso passar por alguns jogos que são extremamente importantes, primeiro Kingdom Hearts Birth By Sleep, lançado para o PSP em 2010 e é um dos mais queridos pelos fãs.

Ele traz três campanhas diferentes que acontecem antes do primeiro Kingdom Hearts. O jogador pode escolher entre Ventus, Aqua e Terra, o trio era aprendiz de Keyblade treinados por Mestre Eraqus. O jogo além de ser muito elogiado pela sua história e mecânicas ele introduz diversos personagens importantes para a franquia a partir daqui e dá mais contexto aos planos de Xehanort o principal vilão da franquia até o momento.

Birth by Sleep é um dos jogos mais importantes da franquia

Ao terminar Birth By Sleep o jogador pode ir para Kingdom Hearts Re:Coded, um jogo para Nintendo DS, lançado em 2010 que se passa após os eventos do segundo jogo. Ele não é tão importante para a história que está por vir, trazendo somente alguns detalhes importantes que podem ser entendidos sem jogá-lo. Mas assim como 358/2 days, na coletânea de jogos da franquia ele foi transformado em um filme.

Após assistir os eventos de Re:Coded é hora de jogar Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance, lançado para o Nintendo 3DS em 2012 e relançado para PlayStation 4 e Xbox One em 2017 na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue. O jogo mostra Sora e Riku fazendo seu grande exame para conseguir a Mark of Mastery e se tornarem mestres da Keyblade. Para isso, eles precisam derrotar os Dream Eater para completar a tarefa.

Em teoria os preparativos para Kingdom Hearts 3 estão quase concluídos, mas existem ainda 2 jogos para celulares que adicionam um pouco mais de contexto para alguns momentos finais do terceiro jogo. Union X e Dark Road são dois jogos mobile que atualmente estão disponíveis juntos para Android e IOS. Assim como o Re:Coded dependendo do investimento do jogador na história pode ser pulado sem muitos problemas.

Agora resta somente Kingdom Hearts Birth By Sleep 0.2: A Fragmentary Passage, que foi lançado na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue. Ele é um epílogo de do Birth By Sleep é um prólogo para o terceiro jogo. Nele o jogador controla mais uma vez Aqua navegando pelo Realm of Darkness. Ele é bem curtinho e serve para mostrar as novas mecânicas de combate que o próximo jogo irá apresentar.

Agora depois dessa longa jornada chega a hora de finalmente jogar Kingdom Hearts 3 e presenciar a batalha final contra Xehanort, seguido da DLC chamada de ReMind.

Confira também: