O que é Matrix? Descubra os segredos desse clássico mundo da ficção científica

Capa da Publicação

O que é Matrix? Descubra os segredos desse clássico mundo da ficção científica

Por Pedro Carrijo

O primeiro filme de Matrix foi um enorme marco para a indústria cinematográfica. O longa, lançado em 1999, foi dirigido por Lana e Lilly Wachowski e possui Keanu Reeves como protagonista, além de outros grandes nomes no elenco como Laurence Fishburne, Hugo Weaving e Carrie-Anne Moss. A produção teve 100% de aproveitamento no Oscar, vencendo nas quatro categorias que foi indicada: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. Mas afinal, o que é a Matrix?

O que é Matrix?

Contexto

Neo tomando a decisão de conhecer a verdade sobre o mundo.

Matrix destaca a luta entre humanos e máquinas, onde a inteligência artificial criada para ajudar as pessoas se rebelou e deu início a um conflito duradouro. Assim, conforme as batalhas aumentavam, a humanidade tentou um ultimato que impediu que a luz do sol chegasse ao planeta Terra, pois ela era a principal fonte de energia do seu oponente.

Mas a estratégia dos humanos não foi efetiva, já que as máquinas acharam uma nova forma de produzir energia para sua sobrevivência, em que a fonte seria seu próprio inimigo.

Dessa forma, as máquinas encontraram uma maneira de aprisionar os humanos em uma espécie de casulo. Sob um transe mental, eles estariam conectados a estações de energia, sendo transformados em “baterias vivas”.

Com o passar dos anos, a inteligência artificial passou a desenvolver um novo método de controle: Matrix, uma simulação da realidade, onde os humanos viveriam suas vidas normalmente, sem o conhecimento da guerra contra as máquinas.

Realidade Simulada

Códigos da simulação do mundo real.

A inteligência artificial optou por recriar, na Matrix, a civilização humana do começo dos anos 2000, por considerarem essa época o ápice da humanidade. Dentro da simulação, os humanos levavam uma vida tranquila com trabalhos, escolas, relacionamentos, fazendo com que a ilusão fosse indistinguível do mundo real

A realidade simulada era tão perfeita que não existiam guerras, doenças, fome, entre outros problemas, pois foi criada para ser uma espécie de civilização humana perfeita. Além disso, alguns programas surgiram dentro da Matrix, criações das próprias máquinas, para evitar que as pessoas descobrissem que estavam vivendo uma simulação, como é o caso dos Agentes.

Os Escolhidos

Neo, o Escolhido, interpretado por Keanu Reeves na franquia Matrix.

Ao longo dos anos, diversas versões de Matrix foram criadas, atualizando-se a cada mudança. Nos filmes, o elemento que é responsável por manter o funcionamento e manutenção da realidade é o Arquiteto. O programa é considerado o Pai da Matrix e deu forma a todas as versões existentes da realidade simulada, concebendo também outros programas para ajudá-lo a ser bem-sucedido na difícil tarefa de manter a Matrix estável.

Dentro do cânone da franquia, outro personagem muito importante para a Matrix é criado: Oráculo. Essa foi a solução que o Arquiteto encontrou para analisar de vez os humanos, evitando que o mundo falso fosse recusado por nossas mentes.

Mas Oráculo percebeu que os humanos deveriam ter o poder da escolha para aceitarem a simulação como a realidade, por mais que toda decisão que a humanidade tomasse dentro da Matrix fosse manipulada pelas próprias máquinas. Essa ação é chamada de “ilusão da realidade”.

Assim, o Arquiteto e a Oráculo foram os responsáveis por criar a profecia do Escolhido, que seria uma figura quase messiânica que  libertaria a humanidade do controle das máquinas. Acontece que, durante os filmes, descobrimos que essa não era sua verdadeira função, mas sim reiniciar a Matrix para evitar o colapso do sistema criado pelas máquinas.

As influências de Matrix

Neo, Trinity e Morpheus em Matrix.

A franquia Matrix traz diversas referências de outras obras populares, como Alice no País das Maravilhas, onde a protagonista é levada para outro mundo em que o fantástico e a verdade são temas pertinentes.

Outro paralelo que a obra das irmãs Wachowski faz é com o Mito da Caverna, de Platão. No mito, prisioneiros viviam dentro de uma caverna, enxergando apenas as sombras e penumbras da realidade, e quando um dos presos se liberta, ele começa a visualizar a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna, percebendo que aquelas sombras, que ele julgava ser a realidade, na verdade eram cópias imperfeitas de uma pequena parcela do mundo real.

Essas foram algumas das inspirações para as diretoras criarem o conceito que impactou a cultura pop. A influência da franquia se tornou tão grande que atualmente é comum escutarmos frases como: “Foi falha na Matrix” ou “Isso é bug na Matrix” para algumas situações cotidianas.

A discussão foi criando tanta força no imaginário popular que o filósofo sueco Nick Bostrom chegou a escrever um artigo chamado “O Argumento da Simulação”, no qual sugere que poderíamos estar vivendo em um universo simulado como nos filmes de Matrix.

Aproveite e veja também