Kumail Nanjiani, de Eternos, diz que Martin Scorsese “ganhou o direito” de criticar a Marvel

Capa da Publicação

Kumail Nanjiani, de Eternos, diz que Martin Scorsese “ganhou o direito” de criticar a Marvel

Por Gus Fiaux

Volta e meia, a imprensa estrangeira gosta de perguntar aos astros e estrelas de filmes do Universo Cinematográfico da Marvel quais são suas opiniões sobre os comentários tecidos por Martin Scorsese a respeito dos super-heróis no cinema. Pois bem, agora chegou a vez de Kumail Nanjiani, o Kingo de Eternos, responder a essa pergunta.

Recentemente, Nanjiani foi entrevistado pela revista Esquire, onde o questionaram sobre os comentários de Martin Scorsese e, mais recentemente, Quentin Tarantino, que falaram sobre os problemas da popularização dos super-heróis no cinema.

Para Nanjiani, a resposta é bem óbvia: ele pode até discordar dos mestres, mas sabe que eles têm direito a dar uma opinião e as pessoas não deviam ficar tão chateadas com isso:

“Eu obviamente amo os filmes que Tarantino ou Scorsese fazem. E eu posso discordar da opinião de Scorsese sobre filmes de super-heróis, mas quero dizer, quem conquistou o direito de ter uma opinião [mais do que ele]? Se Martin Scorsese não tem direito de ter uma opinião sobre filmes, nenhum de nós temos o direito de ter uma opinião sobre filmes. É estranho que as pessoas fiquem tão chateadas com isso.”

Nanjiani é um dos poucos que, apesar de ter participado de um filme da Marvel Studios, saiu em defesa de Scorsese e seus comentários, afinal de contas, o cineasta já dirigiu vinte e cinco filmes e dezesseis documentários, além de ter um papel fundamental na preservação dos registos da história do cinema, bem como na produção de novos talentos.

Martin Scorsese atraiu a ira dos fãs em 2019, quando disse que os filmes do MCU não eram “cinema” e sim “parques de diversão”.

Toda a polêmica começou em outubro de 2019, quando Scorsese conversou com a revista Empire (via Variety) e fez uma polêmica comparação:

“Eu não vejo [os filmes da Marvel]. Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Sendo bem honesto, o que eu penso deles, por mais bem feitos que sejam, com atores dando o melhor de si em todas as circunstâncias, é que eles são mais próximos de parques temáticos. Não é um cinema feito por seres humanos, que estão tentando entregar experiências emocionais e psicológicas para outros seres humanos.”

Desde então, essas declarações explodiram como uma bomba sobre Hollywood. Recentemente, toda a polêmica foi resgatada depois que Quentin Tarantino, diretor de filmes como Kill Bill Era Uma Vez em… Hollywood disse ao podcast 2 Bears, 1 Cave que a “marvelização” do cinema tem causado problemas para astros da indústria:

“Parte da Marvelização de Hollywood é… Você tem esses atores que ficaram famosos interpretando esses personagens, mas eles não são estrelas de cinema. Certo? O Capitão América é a estrela. Ou Thor é a estrela. Digo, não sou a primeira pessoa a dizer isso.”

Esses comentários acabaram atraindo mais uma dose de fúria, inclusive de astros da própria Marvel Studios, como Simu Liu, que deu vida ao protagonista titular de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Eternos está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: