James Cameron recria cena de Titanic para provar se Jack poderia ter sobrevivido

Capa da Publicação

James Cameron recria cena de Titanic para provar se Jack poderia ter sobrevivido

Por Jaqueline Sousa

Já faz 25 anos desde o lançamento de Titanic nos cinemas e a pergunta que ainda não quer calar é: Jack cabia ou não em cima da porta ao lado de Rose? Ao longo dos anos, diversas pessoas tentaram encontrar uma solução para o caso, afinal se a personagem de Kate Winslet conseguiu sobreviver por que Jack não teve a mesma sorte? Agora, o diretor James Cameron aproveitou para finalmente dar uma resposta (quase) definitiva para o debate a partir de uma simulação (via Good Morning America).

De acordo com o cineasta por trás de um dos blockbusters mais famosos da história do cinema, Jack até que poderia ter sobrevivido ao naufrágio do Titanic se tivesse subido na porta junto com Rose. Cameron, que já está mais do que acostumado com produções grandiosas, não tirou isso da própria cabeça, claro, primeiro ele resolveu testar a teoria em um documentário especial chamado Titanic: 25 Years Later (Titanic: 25 Anos Depois, em tradução livre), do National Geographic.

Após realizar simulações com a ajuda de cientistas, Cameron admitiu que Jack poderia ter sobrevivido.

Com a ajuda de um grupo de cientistas, Cameron decidiu recriar a famosa cena da porta flutuando no meio do oceano depois que o Titanic afunda. A equipe testou cenários distintos: em um, por exemplo, ambos ficavam com metade do corpo para fora da porta, correndo risco de serem congelados por causa da água fria, caso permanecessem juntos no objeto.

Além disso, para garantir uma veracidade ainda maior na simulação, os “cobaias” utilizados na representação também testaram suas condições físicas. Isso porque, em uma situação real, a exaustão mental e física por vivenciar um naufrágio certamente afetaria as chances de sobrevivência dos tripulantes, como Jack e Rose.

Logo, em outro cenário, Jack subiria na porta e Rose lhe ofereceria o colete salva-vidas, fazendo com que permanecessem vivos por tempo suficiente até que alguém surgisse em um bote para salvá-los. “Jack poderia ter sobrevivido, mas há muitas variáveis”, Cameron afirmou no documentário, reconhecendo que o personagem de Leonardo DiCaprio poderia ter tido uma chance de sobreviver se o cenário fosse diferente daquele apresentado no filme.

Você pode assistir a uma prévia das simulações abaixo:

Lembrando que, em comemoração dos 25 anos de Titanic, o filme de James Cameron será relançado nos cinemas no dia 9 de fevereiro de 2023. E aí, você acha que Jack poderia ter sobrevivido? Não deixe de comentar!

Aproveite também: